Brasil

Brasil e EUA criam comissão de relações econômicas

Grupo será presidido por representantes do Itamaraty e do MDIC junto com escritório do representante comercial dos Estados Unidos

Acordo foi assinado pelo chanceler Antonio de Aguiar Patriota e o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, no Palácio do Planalto (Antônio Cruz/ABr)

Acordo foi assinado pelo chanceler Antonio de Aguiar Patriota e o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, no Palácio do Planalto (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2011 às 10h41.

Brasília - Brasil e EUA assinaram, na manhã de hoje, o acordo que cria a Comissão Brasil-Estados Unidos para Relações Econômicas e Comerciais, que terá a função de tentar diminuir os entraves para os negócios entre os dois países, além de identificar oportunidades de investimento.

Presidida por representantes dos ministérios das Relações Exteriores (Itamaraty) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) brasileiros e do escritório do representante comercial dos Estados Unidos, o grupo terá pelo menos uma reunião anual.

Dez áreas foram definidas como prioritárias para serem tratadas pela comissão. São elas: facilitação e liberalização do comércio e dos investimentos bilaterais; cooperação para a consecução dos objetivos comuns na Organização Mundial de Comércio (OMC); cooperação no Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Estados Unidos; medidas sanitárias e fitossanitárias; barreiras técnicas ao comércio; direitos de propriedade intelectual; assuntos regulatórios que afetem o comércio e os investimentos; tecnologia da informação e de comunicações e comércio eletrônico; desenvolvimento de capacidades técnicas e comerciais; e comércio de serviços.

Apesar da lista definida hoje, outros temas poderão entrar na pauta, desde que acordados pela comissão. O acordo foi assinado pelo chanceler Antonio de Aguiar Patriota e o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, no Palácio do Planalto.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaBrasil-EUA

Mais de Brasil

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão da PF

Senado vai votar PL Antifacção na próxima semana, diz Davi Alcolumbre

Entrega de 1ª escola de PPP de SP deve ser antecipada para início de 2026

Após prisão, PL suspende salários e atividades partidárias de Bolsonaro