Brasil

Brasil e EUA anunciam proposta de eliminar vistos

Documento informa que o acordo pretende 'reafirmar a crescente qualidade da relação e a ampla agenda de cooperação entre Brasil e Estados Unidos'

Passaporte brasileiro: Grupo de trabalho será criado para propor medidas de eliminação do visto americano (Reprodução)

Passaporte brasileiro: Grupo de trabalho será criado para propor medidas de eliminação do visto americano (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 20h49.

Brasília - Os governos do Brasil e dos Estados Unidos se comprometeram nesta quarta-feira a facilitar a emissão de vistos para seus cidadãos nas viagens entre os dois países e a trabalhar com o objetivo de eliminar definitivamente o requisito, informaram fontes oficiais.

O acordo consta de uma declaração conjunta de intenções assinada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e pela secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano, que iniciou hoje uma visita ao Brasil que terminará amanhã na cidade de São Paulo.

O documento, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, informa que o acordo pretende ''reafirmar a crescente qualidade da relação e a ampla agenda de cooperação entre Brasil e Estados Unidos, no contexto de uma sociedade equilibrada e construtiva, baseada no respeito mútuo e em valores e princípios comuns''.

A fim de estabelecer a forma como se chegará à eliminação completa dos vistos entre os dois países, Patriota e Janet definiram em um acordo a criação de um grupo técnico de trabalho, que deverá se reunir pela primeira vez antes de novembro.

O grupo ''se constituirá como plataforma para propor medidas e procedimentos'', que deverão estar adaptados às correspondentes legislações em matéria de vistos, aponta o documento.

Antes da reunião com Patriota, em que foi assinado o acordo, a representante americana se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem discutiu algumas iniciativas voltadas a reforçar a cooperação em matéria de proteção dos direitos de propriedade intelectual, entre outros assuntos.

Após a visita a Brasília, Janet se dirigiu à cidade de São Paulo, onde deve se reunir amanhã com membros da Câmara Americana de Comércio (Amcham) no Brasil.

Segundo fontes diplomáticas relataram à Agência Efe, no encontro serão analisadas alternativas para ampliar e promover o comércio e o turismo entre ambos os países.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEstados Unidos (EUA)Países ricosVisto EUA

Mais de Brasil

Justiça suspende ofício do INSS que autorizou, em 2023, 30 mil descontos de uma só vez

STF tem maioria para condenar deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Eduardo Leite se filia ao PSD e diz que não pretende ‘disputar prévias’ contra Ratinho Júnior

Anac autoriza Infraero a aumentar em até 36% tarifas do aeroporto Santos Dumont