Brasil

Brasil e EUA ampliam acordo sobre informação tributária

Acordo prevê que informações sobre contribuintes norte-americanos no Brasil sejam encaminhadas para a Receita e, depois, sejam repassadas para o IRS


	Reais e dólares: Brasil e EUA assinaram acordo para troca de informações tributárias
 (Bruno Domingos/Reuters)

Reais e dólares: Brasil e EUA assinaram acordo para troca de informações tributárias (Bruno Domingos/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 18h23.

Brasília - Brasil e Estados Unidos assinaram acordo para troca automática de informações tributárias, informou nesta terça-feira, 23, o Ministério da Fazenda.

O Acordo de Cooperação Intergovernamental (IGA) entre os governos brasileiro e norte-americano foi assinado hoje pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil Liliana Ayalde.

O acordo prevê que informações sobre contribuintes norte-americanos no Brasil sejam encaminhadas pelas instituições financeiras para a Receita Federal do Brasil e, depois, sejam repassadas para o "Internal Revenue Service - IRS", dos Estados Unidos.

"Em contrapartida, a Receita Federal receberá das autoridades tributárias norte-americanas informações sobre movimentações financeiras de contribuintes brasileiros em instituições financeiras dos EUA. Esta troca de informações se fará respeitando a confidencialidade da informação por ambas as partes", informou o governo brasileiro em nota.

Segundo o Ministério da Fazenda, os dois países já possuem um acordo para intercâmbio de informações tributárias ("Tax Information Exchange Agreement - TIEA", assinado em março de 2007).

Foi necessário, entretanto, ampliar esse acordo para atender aos requisitos previstos pela "Foreign Account Tax Compliance Act - FATCA", a lei norte-americana que objetiva identificar atividades financeiras de contribuintes norte-americanos no exterior.

"O acordo também é parte de um esforço mundial liderado pelo G-20 de ampliar a cooperação para evitar a evasão tributária", informou o ministério em nota.

Acompanhe tudo sobre:Brasil-EUAImpostosLeãoReceita Federal

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que altera regra de progressão de pena para condenados por crime hediondo

Governo apresenta ao STF plano para ressarcir aposentados que tiveram descontos indevidos

Castração química para estupradores: projeto avança na Câmara; entenda proposta

São Paulo e Rio de Janeiro registram a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira