Brasil

Brasil determinará DNA da cocaína para descobrir procedência

Brasil tem em andamento um projeto de longa duração "para detectar cientificamente a origem da droga"


	Cocaína: chefe da PF não precisou porcentagens, mas destacou a importância de ter dados exatos com o novo projeto 
 (Australian Federal Police/AFP)

Cocaína: chefe da PF não precisou porcentagens, mas destacou a importância de ter dados exatos com o novo projeto  (Australian Federal Police/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às 19h28.

La Paz - O Brasil desenvolve um projeto para detectar cientificamente o "DNA" da cocaína e desta forma estabelecer se procede da Bolívia, do Peru ou da Colômbia, informou nesta quinta-feira à Agência Efe o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello.

O diretor da PF e a secretária de Justiça, Marcia Pelegrini, participaram hoje na Bolívia de um fórum sobre leis para confiscar bens de narcotraficantes como uma forma eficaz de combatê-los, no qual participam também representantes de Peru, Colômbia e da ONU.

Daiello explicou que o Brasil tem em andamento um projeto de longa duração "para detectar cientificamente a origem da droga" e saber de onde procedem a matéria-prima ou os cultivos da folha de coca e onde foi refinada a cocaína.

Disse que já têm em funcionamento uma base de dados que está sendo oferecida à Bolívia para que tenha acesso "ao DNA, a origem da droga" e que seu país é o primeiro a trabalhar nesse sentido.

Daiello respondeu dessa forma a uma pergunta sobre a percentagem da droga confiscada no Brasil que provém da Bolívia, já que a Polícia Federal informou que 59% da droga confiscada em 2010 procedia do narcotráfico boliviano.

O chefe da PF não precisou porcentagens, mas destacou a importância de ter dados exatos com o novo projeto para intercambiá-los com as policiais de Bolívia, Peru e Colômbia.

Também expressou sua satisfação porque renovarão seus acordos com a Polícia da Bolívia para a troca de informação e o treinamento mútuo de agentes.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDrogas

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta