Brasil

Brasil expulsa diplomata venezuelano em retaliação a Maduro

A decisão ocorre em resposta à decisão da Venezuela de declarar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata

Itamaraty: A declaração ocorre em resposta à decisão da Venezuela de declarar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Itamaraty: A declaração ocorre em resposta à decisão da Venezuela de declarar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 19h30.

Última atualização em 26 de dezembro de 2017 às 19h48.

SÃO PAULO (Reuters) - O governo brasileiro decidiu declarar o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado, persona non grata, informou o Itamaraty nesta terça-feira.

A declaração ocorre em resposta à decisão da Venezuela de declarar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata.

Em nota divulgada no sábado, o Itamaraty disse que, caso fosse confirmada a decisão, o Brasil aplicaria "medidas de reciprocidade correspondentes".

"Caso confirmada, essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo", disse o Itamaraty em nota.

O cargo de encarregado de negócios é o posto mais alto depois de embaixador, função que não é ocupada por nenhum venezuelano no Brasil atualmente.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás MaduroItamaraty

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças