Brasil

Brasil expulsa diplomata venezuelano em retaliação a Maduro

A decisão ocorre em resposta à decisão da Venezuela de declarar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata

Itamaraty: A declaração ocorre em resposta à decisão da Venezuela de declarar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Itamaraty: A declaração ocorre em resposta à decisão da Venezuela de declarar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 19h30.

Última atualização em 26 de dezembro de 2017 às 19h48.

SÃO PAULO (Reuters) - O governo brasileiro decidiu declarar o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado, persona non grata, informou o Itamaraty nesta terça-feira.

A declaração ocorre em resposta à decisão da Venezuela de declarar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata.

Em nota divulgada no sábado, o Itamaraty disse que, caso fosse confirmada a decisão, o Brasil aplicaria "medidas de reciprocidade correspondentes".

"Caso confirmada, essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo", disse o Itamaraty em nota.

O cargo de encarregado de negócios é o posto mais alto depois de embaixador, função que não é ocupada por nenhum venezuelano no Brasil atualmente.

Acompanhe tudo sobre:ItamaratyNicolás MaduroVenezuela

Mais de Brasil

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022