Brasil

Brasil afasta cônsul em Sydney após denúncias

O decreto não explica as razões da decisão nem se refere às denúncias de assédio que o próprio Itamaraty admitiu recentemente que investiga


	Antonio Patriota: a"remoção" do cargo como cônsul em Sydney e seu retorno ao ministério em Brasília a um cargo não determinado foi confirmada em um decreto assinado pelo chanceler Antonio Patriota.
 (Antonio Cruz/ABr)

Antonio Patriota: a"remoção" do cargo como cônsul em Sydney e seu retorno ao ministério em Brasília a um cargo não determinado foi confirmada em um decreto assinado pelo chanceler Antonio Patriota. (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 17h53.

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou nesta quarta-feira o afastamento do cônsul geral em Sydney, Américo Fontenelle, após as denúncias de assédio moral e sexual feitas por funcionários na delegação diplomática na Austrália.

A "remoção" do cargo como cônsul em Sydney e seu retorno ao ministério em Brasília a um cargo não determinado foi confirmada em um decreto assinado pelo chanceler Antonio Patriota e publicado hoje pelo Diário Oficial da União.

O decreto não explica as razões da decisão nem se refere às denúncias de assédio que o próprio Itamaraty admitiu recentemente que investiga.

Fontenelle é diplomata de carreira e atualmente tem o grau de ministro de primeira classe, cadeira anterior à de embaixador.

O ministério admitiu ter recebido de funcionários do consulado três denúncias formais contra Fontenelle, assim como uma carta assinada por vários dos trabalhadores na delegação diplomática pedindo sua saída.

O diplomata é acusado de abuso de autoridade, humilhações, racismo, homofobia e de fazer insinuações de conteúdo sexual a subordinadas.

Segundo a Associação Internacional dos Funcionários Locais do MRE no Mundo (Aflex), nos últimos dois anos oito funcionários no consulado de Sydney se demitiram e outros seis pediram transferências após terem sido humilhados ou agredidos verbalmente pelo superior. 

Acompanhe tudo sobre:Assédio sexualAustráliaItamaratyMinistério das Relações ExterioresPaíses ricos

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações