Brasil

Brasil adota novo sistema de classificação hoteleira

A nova metodologia inclui quesitos como medidas para redução de consumo e de coleta seletiva de resíduos

Pedro Novais, ministro do Turismo: “é um sistema inovador que vai preparar o país para receber os turistas para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016” (Divulgação/Divulgação)

Pedro Novais, ministro do Turismo: “é um sistema inovador que vai preparar o país para receber os turistas para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016” (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2011 às 14h05.

Rio de Janeiro - O Brasil terá um novo sistema de classificação para o ramo hoteleiro. O ministro do Turismo, Pedro Novais, assinou hoje (7) no Rio de Janeiro a portaria que define procedimentos e critérios do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Embora as tradicionais estrelas, em escala de 1 a 5, continuem sendo a metodologia adotada, o novo sistema inclui quesitos como medidas para redução de consumo e de coleta seletiva de resíduos.

O ministro explicou que o sistema servirá para padronizar e qualificar os serviços seguindo referências internacionais. “É um sistema inovador que vai preparar o país para receber os turistas para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.”

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABHI-RJ), Alfredo Lopes, elogiou o fato da adesão ser voluntária e acredita que a classificação será um diferencial para os estabelecimentos que quiserem ter mais competitividade. “Um hotel que hoje tem uma piscina pequena e não poderia ter determinado número de estrelas e com a nova classificação pode compensar essa falta de estrutura física com uma série serviços de qualidade,” comentou Lopes.

Para solicitar a classificação, que terá validade de 36 meses, o meio de hospedagem interessado deve constar do sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos do Ministério e preencher os formulários disponíveis no endereço http://www.cadastur.com.br.

O modelo foi desenvolvido a partir de estudo de caso em 24 países e vai avaliar a infraestrutura, prestação de serviços e de práticas de sustentabilidade. A portaria entra em vigor em 30 dias após a publicação no Diário Oficial da União. A inspeção dos locais será feita por técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolHotelariaOlimpíadasRestaurantesTurismo

Mais de Brasil

STF pode rediscutir compensação da desoneração da folha, diz Haddad

Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações após indicação do União Brasil

Revisão da vida toda do INSS: aposentados que receberam a mais não precisarão devolver valores

Haddad: Fazenda ainda não estuda ampliação de isenção de conta de luz