Brasil

Boulos tem 22%, Marçal, 22%, e Nunes 21%, em SP, diz agregador EXAME/IDEIA

Marçal cresceu e ultrapassou o atual prefeito Ricardo Nunes, e está empatado com Guilherme Boulos

Eleições em SP: Marçal cresceu e ultrapassa Nunes

Eleições em SP: Marçal cresceu e ultrapassa Nunes

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 29 de agosto de 2024 às 17h44.

Última atualização em 29 de agosto de 2024 às 22h57.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 22% de intenções de voto na cidade de São Paulo, o influenciador e ex-coach Pablo Marçal (PRTB), 22%, e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) registra 21%, de acordo com o agregador de pesquisas eleitorais EXAME/IDEIA.

Na comparação com a última edição do levantamento, divulgada em 23 de agosto, Pablo saltou seis pontos percentuais e se estabeleceu no primeiro pelotão da disputa, ultrapassando o atual prefeito e empatando com Boulos.

Enquanto o influenciador ganha tração, Nunes e Boulos veem em uma curva de queda desde de junho deste ano, com o deputado do PSOL à frente do incumbente. 

Quem são os candidatos a vereador em São Paulo nas eleições de 2024; veja os números

Na sequência, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) tem 13%, queda de dois pontos percentuais. Agora, o tucano está sozinho no segundo pelotão da disputa.

Em um terceiro pelotão, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) segue com 6% e Marina Helena (Novo) com 4%. Os demais candidatos somados chegam a 12%.

  • Guilherme Boulos (PSOL): 22%
  • Pablo Marçal (PRTB): 22%
  • Ricardo Nunes (MDB): 21%
  • José Luiz Datena (PSDB): 13%
  • Tabata Amaral (PSB): 6%
  • Marina Helena (Novo): 4%
  • Outros: 14%

Os dados apontam para um cenário diferente do visto nos últimos meses, onde o protagonismo da disputa se resumia a Boulos e Nunes. Marçal tem crescido entre o eleitorado que votou e apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro, e tirado votos do atual prefeito, que tem o apoio formal de Bolsonaro.

Enquanto isso, Boulos viu Datena, que é popular entre a parcela mais pobre da cidade, desidratar seu percentual de votos. O candidato do PSOL, que tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aposta no desempenho do petista em 2022 para ir ao segundo turno.

Debate na TV Gazeta em SP: veja horário, onde assistir ao vivo e quais candidatos participarão

O agregador serve para harmonizar as curvas das pesquisas eleitorais e mostrar tendências, mas não é uma média ponderada simples dos resultados das pesquisas. O levantamento do IDEIA, realizado no último dia 28 de agosto, contabilizou 33 pesquisas de opinião de voto estimulada para as eleições para a prefeitura de São Paulo em 2024. Foram contabilizadas pesquisas dos institutos Paraná Pesquisas, Futura Pesquisas, Atlas Intel, Real Time Big Data, Datafolha, Badra, Gerp e Quaest.

O que é um agregador de pesquisa

É um algoritmo que harmoniza as curvas das pesquisas eleitorais e mostra tendências, mas não é uma média das pesquisas. Os agregadores do IDEIA fazem uma "correção" dos dados utilizando o "dyad ratios algorithm", modelo desenvolvido por James A. Stimson, da University of North Carolina. O algoritmo resolve o problema da falta de regularidade no lançamento de pesquisas ao preencher eventuais lacunas no tempo. O modelo também agrega pesquisas realizadas no mesmo intervalo temporal.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Após indiciamento, Bolsonaro critica atuação de Moraes: 'Faz tudo o que não diz a lei'

PF indicia Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e mais 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Lula comenta plano golpista para matá-lo: 'A tentativa de me envenenar não deu certo'

Às vésperas da decisão no Congresso, EXAME promove webinar sobre a regulação da reforma tributária