Brasil

Bom advogado tem que ler obras de Teori, diz ex-aluno

Danilo Knijnik, hoje diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, diz que está em "profunda tristeza" com a morte do ministro do STF

Ministro Teori Zavascki: Funeral está marcado para o fim da tarde no cemitério Jardim da Paz (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ministro Teori Zavascki: Funeral está marcado para o fim da tarde no cemitério Jardim da Paz (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Bárbara Ferreira Santos

Bárbara Ferreira Santos

Publicado em 19 de janeiro de 2017 às 21h20.

Última atualização em 19 de janeiro de 2017 às 21h23.

São Paulo -- Além de um legado na Justiça Brasileira como magistrado e como professor, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki também deixa uma extensa lista de importantes obras na área de Direito Processual Civil.

O diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Danilo Knijnik, afirmou nesta quinta-feira (19) que Teori era conhecido pela “exatidão e rigor técnico” entre seus colegas e representa um exemplo do que deve ser a figura de um magistrado.

Ele disse ainda que a comunidade de professores e estudantes da faculdade está em "profunda tristeza" com a morte de Teori. “Estamos ainda absorvendo esse vazio”, disse Knijnik.

Antes de se tornar professor e depois diretor da faculdade, Knijnik foi aluno de Teori no curso de Direito da UFRGS, onde o ministro era professor e obteve o título de bacharelado, mestrado e doutorado.

“Como professor, Teori era amado pelos alunos. Como colega, era muito querido, uma pessoa de fino trato, elegante, seríssimo. Como magistrado, deixa um legado do que eu diria que é a ‘justiça reta’”, afirmou Knijnik.

O diretor afirma ainda que, para o mundo jurídico, Teori deixa um legado bibliográfico pouco conhecido pelos brasileiros. “Ele escreveu vários livros que são leitura obrigatória para estudantes de todo o país. Hoje não é possível compreender o Processo Civil sem ler obras do ministro Teori”, disse Knijnik. “O bacharelando e o jurista não tem uma formação completa sem ler as obras dele.”

Knijnik afirmou ainda que a Faculdade de Direito da UFRGS deve realizar um conjunto de homenagens a Teori nas próximas semanas. “É a única forma de celebrar a vida e legado do ministro”.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoDireitoSupremo Tribunal Federal (STF)Teori Zavascki

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas