Brasil

Bolsonaro sobre EUA: Queremos nos unir, nos aproximar cada vez mais

O presidente viaja amanhã para Miami, onde deve permanecer até terça-feira para tratar, principalmente, sobre investimentos na área de defesa

Bolsonaro e Trump: presidente brasileiro fará visita aos Estados Unidos (Kevin Lamarque/Reuters)

Bolsonaro e Trump: presidente brasileiro fará visita aos Estados Unidos (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de março de 2020 às 19h30.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 6, que a expectativa para a viagem aos Estados Unidos é "a melhor possível". "Eu vejo que, depois de longos anos, décadas, de os governos brasileiros terem uma certa desconfiança do governo americano, essa desconfiança acabou, e queremos nos unir, nos aproximar cada vez mais", disse.

Ele informou ainda que deverá tratar sobre equipamentos de defesa durante a visita. Bolsonaro destacou que o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhará a comitiva presidencial para os Estados Unidos.

"Defesa é investimento. Em especial, quando é através de pesquisa", comentou o presidente. Segundo ele, a área está "desguarnecida" por um "sucateamento", fruto de um "projeto de poder" de governos anteriores.

"As Forças Armadas despreparadas, desmotivadas, é um terreno fértil para que alguns aventureiros ditadores avancem em seus propósitos", afirmou.

O presidente viaja amanhã para Miami, nos Estados Unidos, onde deve permanecer até terça-feira (10). Bolsonaro também estará acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno. Integram ainda a comitiva presidencial o presidente da Embratur, Gilson Machado, e o secretário de Pesca, Jorge Seif.

A agenda de Bolsonaro durante a viagem inclui seminários com integrantes do setor empresarial, encontro com a comunidade brasileira em Miami e reuniões com políticos locais.

No sábado, Bolsonaro tem jantar previsto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um resort no sul da Flórida. O encontro foi confirmado pelo presidente hoje. Na terça-feira, Bolsonaro viaja à cidade de Jacksonville, no norte do Estado, para uma visita à fábrica da Embraer. De lá, o presidente retorna para Brasília.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Jair Bolsonaro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP