Brasil

Bolsonaro registra candidatura à presidência da Câmara

Ao total serão seis candidatos concorrendo ao cargo que vale, na prática, à vice-presidência da República

Jair Bolsonaro: deputado teria sinalizado a aliados que poderia entrar na disputa (Zeca Ribeiro/Agência Câmara)

Jair Bolsonaro: deputado teria sinalizado a aliados que poderia entrar na disputa (Zeca Ribeiro/Agência Câmara)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 09h12.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2017 às 10h20.

Brasília - Sem alarde, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) registrou sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados.

Como revelou o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o deputado já havia sinalizado a aliados que poderia entrar na disputa.

Ao total serão seis candidatos concorrendo ao cargo que vale, na prática, à vice-presidência da República. Já registraram candidatura o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), André Figueiredo (PDT-CE) e Jovair Arantes (PTB-GO).

Rogério Rosso (PSD-DF) desistiu após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, rejeitar os pedidos de impugnação da candidatura de Maia.

Para a primeira vice-presidência há cinco candidatos: os peemedebistas Lúcio Vieira Lima (BA), Osmar Serraglio (PR), Fábio Ramalho (MG) e José Priante (PA). O deputado Silvio Costa (PTdoB-PE) se inscreveu na condição de membro do bloco parlamentar.

Para a primeira-secretaria, que por acordo seria do PR, há três inscritos: Fernando Giacobo (PR-PR), Kaio Maniçoba (PMDB-PE) e Valtenir Pereira (PMDB-MT). Apesar da bancada do PSDB ter escolhido Carlos Sampaio (SP) para a segunda-secretaria, Mariana Carvalho (RO) se inscreveu para disputar o voto no plenário.

Na terceira-secretaria, que cabe ao PSB, estão formalmente inscritos João Fernando Coutinho (PE) e JHC (AL). Na quarta-secretaria há apenas o registro da candidatura de Rômulo Gouveia (PSD-PB). O PP escolheu André Fufuca (MA) para a segunda vice-presidência.

Para as quatro vagas de suplência há seis inscritos, embora as vagas sejam destinadas ao PT, PDT, PRB e Solidariedade. Estão no páreo Pedro Uczai (PT-SC), César Halum (PRB-TO), Tenente Lúcio (PSB-MG), Dagoberto (PDT-MS), Carlos Manato (SD-ES) e Felipe Bornier (PROS-RJ).

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pde sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua