Brasil

Bolsonaro promete "presentear" Itália com Battisti

Pré-candidato participou de almoço com embaixadores em Brasília; informação é do site Poder360

O deputado federal Jair Bolsonaro (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Agência Brasil)

O deputado federal Jair Bolsonaro (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2018 às 10h20.

Última atualização em 14 de dezembro de 2018 às 18h06.

São Paulo — O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Social Cristão (PSC), Jair Bolsonaro, prometeu nesta quarta-feira (18) "presentear" o governo da Itália com a extradição de Cesare Battisti. A informação é do site "Poder360".

"No ano que vem vou mandar um presente para vocês: o Cesare Battisti", disse Bolsonaro durante um almoço com 15 embaixadores de países europeus, incluindo o da Itália, e o dos Estados Unidos.

Battisti foi condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos ocorridos na década de 1970 e envolvimento com o terrorismo.

A Itália tenta novamente obter sua extradição, mas, durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-guerrilheiro comunista recebeu asilo no Brasil.

No entanto, a administração de Michel Temer já aceitou entregá-lo a Roma, mas precisa aguardar uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre se o presidente pode ou não reverter a decisão do petista.

Na última terça-feira(17), o italiano virou réu no território brasileiro por falsidade ideológica e teve de entregar seu passaporte às autoridades. Ele também responde a um processo por evasão de divisas, depois que foi preso tentando entrar na Bolívia com o equivalente a mais de R$20 mil em moeda estrangeira.

Durante o encontro ocorrido na sede da embaixada da Espanha, em Brasília, o deputado do Rio de Janeiro, que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenções de votos, atrás apenas de Lula, também falou sobre como será o seu governo caso vença o pleito.

Acompanhe tudo sobre:Cesare BattistiDiplomaciaGoverno TemerItáliaJair BolsonaroSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos