Brasil

Bolsonaro planeja colocar Ciro Nogueira na Casa Civil para agradar aliados

Convidado para substituir Luiz Eduardo Ramos, presidente do PP ficou contrariado com atuação do Planalto no Senado e com liberação de crédito para o governo do Piauí, comandado por adversário

Para conter insatisfações de aliados do Centrão, o presidente Jair Bolsonaro avalia uma nova mudança ministerial (Jefferson Rudy/Agência Senado)

Para conter insatisfações de aliados do Centrão, o presidente Jair Bolsonaro avalia uma nova mudança ministerial (Jefferson Rudy/Agência Senado)

AO

Agência O Globo

Publicado em 21 de julho de 2021 às 12h04.

Última atualização em 21 de julho de 2021 às 16h16.

Para conter insatisfações de aliados do Centrão, o presidente Jair Bolsonaro avalia uma nova mudança ministerial com a substituição do ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. Para o posto, Bolsonaro sondou o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas, um dos principais partidos da base do governo. Na manhã desta quarta-feira, Bolsonaro anunciou que fará uma 'pequena mudança ministerial', sem detalhar quais ministros seriam trocados.

  • Entenda como as decisões do Planalto, da Câmara e do Senado afetam seus investimentos. Assine a EXAME.

Além de melhorar a articulação no Senado, em meio à CPI a Covid e com dificuldades na indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF), a mudança serviria para aplacar uma insatisfação pessoal do próprio Ciro.

Pré-candidato ao governo do Piauí, o senador ficou irritado com o fato de o governo do Piauí, comandado por seu adversário político Wellington Dias (PT), ter anunciado na semana passada que o Ministério da Economia autorizou uma operação de crédito por meio do Banco do Brasil de R$ 800 milhões para o estado. Procurado, Ciro negou que tenha ficado insatisfeito com o episódio. Caso a nomeação de Ciro seja confirmada, será o primeiro senador a ocupar um ministério no governo Bolsonaro. A Casa Civil é responsável pela coordenação entre os ministérios e pela nomeação dos principais cargos no governo.

Em entrevista à Joven Pan Itapetininga na manhã desta quarta, Bolsonaro confirmou que deve fazer uma "pequena mudança ministerial" na próxima semana, mas não entrou em detalhes.

Caso a nomeação de Ciro seja confirmada, será o primeiro senador a ocupar um ministério no governo Bolsonaro. A Casa Civil é responsável pela coordenação entre os ministérios e pela nomeação dos principais cargos no governo.

Acompanhe tudo sobre:CentrãoGoverno BolsonaroJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar