Brasil

Bolsonaro oficializa filiação ao PL nesta terça-feira

A filiação chegou a ser marcada para o último dia 22, mas foi adiada por desentendimentos em relação à composição de palanques estaduais nas eleições de 2022

Presidente Jair Bolsonaro. (Alan Santos/PR/Flickr)

Presidente Jair Bolsonaro. (Alan Santos/PR/Flickr)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 30 de novembro de 2021 às 06h00.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

O presidente Jair Bolsonaro oficializa a filiação ao PL nesta terça-feira, 30, em cerimônia em Brasília. O partido anunciou a nova data após encontro entre Bolsonaro e o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, na última terça-feira, 23. 

A filiação chegou a ser marcada para o último dia 22, mas foi adiada por desentendimentos em relação à composição de palanques estaduais nas eleições de 2022. Bolsonaro deixou claro que não aceitaria que o partido apoiasse a candidatura do atual vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), ao governo do estado. 

Costa Neto se mobilizou para chegar a um acordo com diretórios para viabilizar a filiação do presidente. Ficou decidido que ele teria “carta branca” para negociar os termos da filiação. Em São Paulo, é provável que o partido apoie a candidatura do atual ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, como quer Bolsonaro.

Desde novembro de 2019, quando deixou o PSL, Bolsonaro está sem partido. O presidente conversou com várias legendas antes de fechar com o PL e tentou criar uma sigla própria, Aliança pelo Brasil, mas não conseguiu reunir as assinaturas necessárias. 

No último dia 23, o presidente afirmou que o acordo com o PL pela filiação estava “quase fechado” e lembrou que estava “atrasado” para se filiar a um partido. Para concorrer às eleições de 2022, é preciso estar filiado até março do ano que vem. 

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosJair BolsonaroExame HojeEleições 2022

Mais de Brasil

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados

Reúso e lavagem de garrafas com metanol são foco de investigação da Polícia Civil em SP

Outro surto no passado: 35 pessoas morreram na Bahia por bebida adulterada por metanol em 1999