Brasil

Bolsonaro fracassa nas ações ambientais e na pandemia, diz Greta Thunberg

Ela afirmou que o líder do País tem responsabilidade tanto na questão ambiental quanto na resposta negativa do Brasil à crise de saúde

Greta Thunberg e jovens do mundo todo fazem protesto na COP26 nesta sexta-feira (JONATHAN NACKSTRAND / Colaborador/Getty Images)

Greta Thunberg e jovens do mundo todo fazem protesto na COP26 nesta sexta-feira (JONATHAN NACKSTRAND / Colaborador/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 19 de abril de 2021 às 14h31.

Última atualização em 19 de abril de 2021 às 14h33.

A ativista sueca Greta Thunberg, convidada nesta segunda-feira (19) da entrevista coletiva virtual da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi questionada sobre o que acha do comportamento do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Em resposta breve, ela afirmou que o líder do País tem responsabilidade tanto na questão ambiental quanto na resposta negativa do Brasil à crise de saúde.

A questão sobre Bolsonaro foi feita pelo correspondente Jamil Chade, do UOL. Inicialmente, Greta disse que "não acho que deveríamos nos concentrar em falar em indivíduos, já que esse é um problema muito maior".

A ativista, porém, prosseguiu: "Claro que Jair Bolsonaro tem uma grande responsabilidade, tanto em relação ao ambiente e ao clima e é claro que podemos ver a resposta que o Brasil tem tido na pandemia da covid-19", afirmou. "Falo por mim, mas ele tem fracassado em assumir a responsabilidade necessária para salvaguardar as condições presentes e futuras de vida para a humanidade", finalizou Greta.

Greta espera que cúpula dos EUA trate mudanças climáticas como uma crise real

A ativista ambiental Greta Thunberg disse nesta segunda-feira que espera que uma cúpula nesta semana liderada pelos Estados Unidos para lidar com a crise climática comece a tratá-la como uma crise real.

"Podemos ter quantas cúpulas quisermos... (mas) enquanto não tratarmos a crise como uma crise, não poderemos alcançar grandes mudanças", disse.

"Não podemos tentar resolver esta crise com a mesma abordagem que nos colocou nela em primeiro lugar. Precisamos começar a tratar a crise como uma crise", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Greta ThunbergJair BolsonaroMeio ambienteOMS (Organização Mundial da Saúde)Pandemia

Mais de Brasil

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas

João Campos mantém liderança em Recife com 76% das intenções de voto, aponta Datafolha