Brasil

Bolsonaro está em quarentena após contato com Queiroga, diz governo

Mais cedo, a Anvisa recomendou que toda a comitiva que teve contato com o ministro da Saúde fizesse isolamento de 14 dias

Bolsonaro e ministros circularam por Nova York. (Reprodução/Instagram)

Bolsonaro e ministros circularam por Nova York. (Reprodução/Instagram)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 22 de setembro de 2021 às 17h15.

Última atualização em 22 de setembro de 2021 às 19h09.

O presidente Jair Bolsonaro está em quarentena após o contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que foi diagnosticado com a covid-19 durante uma viagem aos Estados Unidos, em que o presidente participou da Assembleia Geral da ONU. A informação foi confirmada pelo secretário especial de Comunicação Social, André Costa, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 22.

"Toda a comitiva que retornou encontra-se assintomática e no quinto dia útil após o último contato com a pessoa infectada, serão submetidos a um novo teste de RT-PCR. Sendo negativo, a pessoa encontra-se liberada do isolamento e será acompanhada por um médico até o 14º dia. Depois disso está descartado o caso de covid-19. O presidente encontra-se no Palácio do Planalto", disse Costa.

Os testes na comitiva serão realizados entre sábado e domingo, já que o último contato com o ministro da Saúde foi na terça-feira, 21.

Queiroga faz quarentena no hotel em que está hospedado, em Nova York, e não voltou ao Brasil junto com a delegação. O corpo diplomático brasileiro foi colocado em trabalho remoto, e um diplomata, que não teve contato com o ministro, está representando o Brasil na ONU.

Estiveram na viagem também os ministros do Turismo (Gilson Machado), Justiça (Anderson Torres), Segurança Institucional (Augusto Heleno), além do filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na terça-feira, 21, que todos os integrantes da comitiva que tiveram contato com o ministro da Saúde, incluindo o presidente, adotem medida de isolamento social, permanecendo em quarentena por 14 dias, assim que retornarem ao Brasil.

Por conta de Queiroga ter sido diagnosticado com covid-19 em exame feito nos Estados Unidos, a Anvisa remeteu um ofício nesta madrugada à Casa Civil dando as orientações sanitárias que seguem as medidas protetivas no caso da pandemia.

O presidente cancelou sua viagem prevista para o Paraná na sexta-feira, 24, de acordo com o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR). Procurada, a Secretaria de comunicação do governo (Secom) diz não ter informações.

(Com Estadão Conteúdo)

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroMarcelo QueirogaMinistério da Saúde

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas