Brasil

Bolsonaro está com cálculo renal e passará por cirurgia em setembro

Segundo a CNN Brasil, Bolsonaro fez uma ultrassonografia na qual foi constatado o cálculo do tamanho aproximado de um grão de feijão

Jair Bolsonaro: em julho, o presidente ficou em isolamento por semanas após ter sido diagnosticado com covid-19 (Carolina Antunes/PR/Flickr)

Jair Bolsonaro: em julho, o presidente ficou em isolamento por semanas após ter sido diagnosticado com covid-19 (Carolina Antunes/PR/Flickr)

R

Reuters

Publicado em 31 de agosto de 2020 às 21h28.

Última atualização em 31 de agosto de 2020 às 22h15.

O presidente Jair Bolsonaro está com um cálculo renal pequeno e passará por uma cirurgia para retirada do fragmento em setembro, afirmou nesta segunda-feira a emissora CNN Brasil, que disse ter conversado com o chefe do Executivo após ele ter visitado o serviço médico do Palácio do Planalto.

Procurada pela Reuters, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) não respondeu de imediato a pedido de informação sobre o assunto.

Segundo a CNN Brasil, Bolsonaro fez uma ultrassonografia na qual foi constatado o cálculo do tamanho aproximado de um grão de feijão. A emissora disse que o procedimento cirúrgico de retirada é simples, por meio de um catéter, e será realizado no próximo mês.

De acordo com a emissora, o presidente disse que estava se sentindo "muito bem" e, em tom de brincadeira, afirmou que se tratava de "coisa da idade". Bolsonaro tem 65 anos.

Mais cedo, a Secom havia confirmado que o presidente esteve no serviço médico do Planalto, mas não detalhou os motivos pelos quais o presidente foi ao local.

Após ter cumprido o expediente de trabalho, o presidente saiu de carro e dirigiu-se para o serviço médico pouco antes das 18h. Pouco antes das 18h30, deixou o local sem falar com os jornalistas.

Em julho, o presidente ficou em isolamento por semanas após ter sido diagnosticado com covid-19. Após declarar ter ficado curado, ele voltou a ter uma rotina de agendas públicas e intensificou viagens pelo país.

Em 2018, no meio das eleições presidenciais, Bolsonaro, então candidato a presidente, foi alvo de um atentado a faca e teve de passar por uma cirurgia de emergência. Posteriormente o presidente foi operado outras vezes devido a consequências da facada.

Acompanhe tudo sobre:Jair Bolsonaro

Mais de Brasil

Donald Trump mira e a 25 de Março reage: como comerciantes avaliam investigação dos EUA

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos do processo no STF

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa