Brasil

Bolsonaro e Marina empatam em 2º lugar para 2018, diz Datafolha

O ex-presidente Lula continua liderando a corrida eleitoral para 2018, de acordo com pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira

Jair Bolsonaro: ele aparece empatado com Marina Silva na corrida para 2018 (Facebook/Jair Bolsonaro/Reprodução)

Jair Bolsonaro: ele aparece empatado com Marina Silva na corrida para 2018 (Facebook/Jair Bolsonaro/Reprodução)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 26 de junho de 2017 às 07h22.

Última atualização em 26 de junho de 2017 às 09h12.

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a corrida eleitoral para 2018, de acordo com pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. O petista tem 30% das intenções de voto do eleitorado.

Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede) aparecem empatados em seguida, com respectivamente 16% e 15% das intenções. Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), aparece em 4º lugar, com 8%, e Ciro Gomes (PDT) e Luciana Genro (PSOL) amargam as últimas posições, com 5% e 2%.

No cenário em que o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), trocasse de lugar com Alckmin, Lula também manteria a liderança, e o tucano ficaria com 10% das intenções de voto, atrás de Marina (15%) e Bolsonaro (15%).

O Datafolha também testou mais dois cenários, dessa vez com a inclusão do nome do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (sem partido), que fica à frente dos tucanos. No cenário com Alckmin, o relator do julgamento do Mensalão tem 11% das intenções de votos e, na situação com Doria, 10%.

Caso Lula, que é acusado na Lava Jato de crime de corrupção e organização criminosa, não venha a disputar a eleição, o cenário fica mais conturbado. Marina sobe para o 1º lugar (22%) e Bolsonaro ficaria com 16% das intenções de voto. Já Joaquim Barbosa subiria para o 3º lugar (12%).

2º turno

Exceto contra Marina Silva e o juiz Sérgio Moro (sem partido), o ex-presidente Lula venceria todos os seus oponentes em um eventual 2º turno das eleições de 2018, ainda de acordo com a pesquisa Datafolha

No cenário contra os tucanos, o petista bateria Alckmin, por 45% a 32% das intenções de voto, e Doria, por 45% a 34%.

Contra Marina, Lula empataria com a fundadora do Rede, por 40% a 40% das intenções.

Já contra Bolsonaro, Lula venceria, por 45% a 32%.

Contra Sergio Moro, um empate técnico: o juiz da Lava Jato teria 44% das intenções de voto, enquanto o petista teria 42%.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de junho, com 2771 eleitores em 194 cidades, tendo uma margem de erro de 2% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:DatafolhaEleições 2018Folha de S.PauloJair BolsonaroJoão Doria JúniorJoaquim BarbosaLuiz Inácio Lula da SilvaMarina SilvaSergio Moro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas