Brasil

Bolsonaro é hostilizado por parte da torcida em jogo do Palmeiras

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o deputado federal sendo xingado de fascista e outras palavras de baixo calão

O deputado Jair Bolsonaro (Renato Araújo/Agência Brasil)

O deputado Jair Bolsonaro (Renato Araújo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 12h19.

São Paulo - O deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi hostilizado na noite desta quinta-feira, 16, por parte da torcida do Palmeiras, durante o jogo da equipe paulista contra o Sport Recife, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Bolsonaro sendo xingado de fascista e outras palavras de baixo calão quando passava por um corredor que liga a entrada da arena palmeirense aos camarotes.

O corredor passa exatamente atrás do Gol Norte, ala mais popular do Allianz Parque e onde ficam as torcidas organizadas.

O protesto, no entanto, não partiu exatamente destes grupos, mas de torcedores que costumam ficar bem ao lado da maior uniformizada do clube, a Mancha Alviverde.

Bolsonaro passou pelo local e chegou a se debruçar, sorridente e fazendo o sinal de positivo tradicional de candidatos em campanha, num vidro que separa o corredor do Gol Norte.

Inicialmente, alguns torcedores começaram a tirar fotos do deputado, mas, logo em seguida, uma corrente começou a xingá-lo, dando socos no vidro e criticando a presença do presidenciável.

A crítica de alguns torcedores também foi a de que Bolsonaro, apesar de já ter declarado que é palmeirense, apareceu em fotos e vídeos com a camisa de outros clubes.

Nas redes sociais, é possível encontrar fotos do deputado com camisas do Flamengo, Vasco, Botafogo, Grêmio e do próprio Sport Recife, rival da quinta-feira do Palmeiras.

Outra crítica foi ao posicionamento do deputado em relação a temas polêmicos, como a homofobia e o racismo, além do nacionalismo, tema que, na durante a Segunda Guerra Mundial, foi decisivo para provocar a mudança de nome do então Palestra Itália para Palmeiras, no governo Getúlio Vargas, quando o Brasil lutou ao lado dos Aliados e ficou do lado oposto ao Eixo, que contava com a Alemanha, o Japão e a Itália, país de origem da maioria dos fundadores do clube e de que boa parte da torcida tem descendentes.

Durante a passagem de Bolsonaro pelo corredor, o Palmeiras vencia a partida por 3 a 0 e, logo em seguida, tomou um gol do Sport, marcado pelo atacante Diego Souza.

A partida terminou com goleada do alviverde por 5 a 1 e garantiu a classificação da equipe para a Copa Libertadores da América de 2018.

Seguidores

Em um outro vídeo no YouTube, postado por seguidores de Bolsonaro, o deputado aparece comemorando um dos gols da partida contra o Sport num dos camarotes do Allianz Parque, situados no lado oposto do Gol Norte.

Não é a primeira vez que visita de Bolsonaro a um jogo do Palmeiras causa tumulto. Em junho de 2016, ele foi a uma partida do clube contra o Grêmio no Estádio do Pacaembu e, na ocasião, dividiu torcedores, alguns com apoio e outros com xingamentos.

Nas redes sociais, o vídeo de quinta-feira de Bolsonaro sendo hostilizado provocou reações diversas. Houve uma corrente que ficou indignada com o xingamento da torcida e outra que vibrou com o acontecimento na Arena do Palmeiras.

Acompanhe tudo sobre:FutebolJair BolsonaroPalmeirasPolítica no BrasilPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'