Brasil

Bolsonaro diz que vai alterar protocolo de uso da cloroquina nesta sexta

Presidente usa como base a nota publicada pelo Conselho Federal de Medicina, que permite o uso do medicamento mesmo em casos leves, com ressalvas dos riscos

Cloroquina: Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é que medicamento seja usado no tratamento de pacientes em casos graves da covid-19. (Alan Santos/PR/Flickr)

Cloroquina: Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é que medicamento seja usado no tratamento de pacientes em casos graves da covid-19. (Alan Santos/PR/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de maio de 2020 às 11h29.

Última atualização em 15 de maio de 2020 às 13h42.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 15, que mudará hoje o protocolo de uso da cloroquina adotado no sistema de saúde. Nos últimos dias, o presidente já havia comentado sobre a mudança. A declaração foi dada após apoiadores questionarem o presidente sobre o assunto no Palácio da Alvorada.

Atualmente, a recomendação é que medicamento seja usado no tratamento de pacientes em casos graves da covid-19. A indicação está prevista em protocolo do Ministério da Saúde publicado ainda na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

O chefe do Executivo, contudo, argumenta que "é direito do paciente" decidir sobre o seu tratamento. A droga ainda não tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus. O Conselho Federal de Medicina publicou nota técnica permitindo a prescrição do medicamento mesmo em casos leves da doença, com as ressalvas dos riscos.

"O protocolo deve ser mudado hoje porque o Conselho Federal de Medicina diz que pode usar desde o começo", afirmou. "O médico na ponta da linha é escravo do protocolo. Se ele usa algo diferente do que está ali e o paciente tem alguma complicação, ele pode ser processado", explicou.

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR