Brasil

Bolsonaro diz que governo fará projeto para legalizar garimpo

Presidente disse que pretende acabar com o uso do mercúrio, substância altamente tóxica usada neste tipo de exploração

Garimpo: presidente fez "promessa" à grupo de pessoas do Pará, que esperavam por ele na entrada de sua residência oficial (Susan Schulman/Getty Images)

Garimpo: presidente fez "promessa" à grupo de pessoas do Pará, que esperavam por ele na entrada de sua residência oficial (Susan Schulman/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de julho de 2019 às 14h59.

Última atualização em 21 de julho de 2019 às 15h00.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (21) que o governo irá enviar ao Congresso um projeto de lei para legalizar o garimpo no País e disse que a proposta deverá proibir o uso de mercúrio nesse tipo de atividade.

O presidente deu a informação ao chegar no Palácio da Alvorada e encontrar com algumas pessoas que o aguardavam na entrada da residência oficial. Ao se deparar com um grupo do Pará, Bolsonaro disse que iria legalizar o garimpo.

Questionado por jornalistas se iria de fato legalizar a atividade, ele respondeu que pretende enviar um projeto de lei ao Congresso sobre o assunto. "Eu não vou legalizar. Vamos entrar com um projeto para legalizá-lo, o governo vai entrar", disse.

O presidente disse que pretende acabar com o uso do mercúrio, substância altamente tóxica usada neste tipo de exploração. "O garimpeiro é um cidadão que merece respeito, consideração e obviamente vamos casar a exploração com a questão ambiental e botar um ponto final no mercúrio", disse.

O presidente não deu detalhes sobre a proposta e nem quando pretende enviá-la ao Congresso.

Acompanhe tudo sobre:MineraçãoJair BolsonaroBrasilGoverno Bolsonaro

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul