Brasil

Bolsonaro diz que governo fará projeto para legalizar garimpo

Presidente disse que pretende acabar com o uso do mercúrio, substância altamente tóxica usada neste tipo de exploração

Garimpo: presidente fez "promessa" à grupo de pessoas do Pará, que esperavam por ele na entrada de sua residência oficial (Susan Schulman/Getty Images)

Garimpo: presidente fez "promessa" à grupo de pessoas do Pará, que esperavam por ele na entrada de sua residência oficial (Susan Schulman/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de julho de 2019 às 14h59.

Última atualização em 21 de julho de 2019 às 15h00.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (21) que o governo irá enviar ao Congresso um projeto de lei para legalizar o garimpo no País e disse que a proposta deverá proibir o uso de mercúrio nesse tipo de atividade.

O presidente deu a informação ao chegar no Palácio da Alvorada e encontrar com algumas pessoas que o aguardavam na entrada da residência oficial. Ao se deparar com um grupo do Pará, Bolsonaro disse que iria legalizar o garimpo.

Questionado por jornalistas se iria de fato legalizar a atividade, ele respondeu que pretende enviar um projeto de lei ao Congresso sobre o assunto. "Eu não vou legalizar. Vamos entrar com um projeto para legalizá-lo, o governo vai entrar", disse.

O presidente disse que pretende acabar com o uso do mercúrio, substância altamente tóxica usada neste tipo de exploração. "O garimpeiro é um cidadão que merece respeito, consideração e obviamente vamos casar a exploração com a questão ambiental e botar um ponto final no mercúrio", disse.

O presidente não deu detalhes sobre a proposta e nem quando pretende enviá-la ao Congresso.

Acompanhe tudo sobre:BrasilGoverno BolsonaroJair BolsonaroMineração

Mais de Brasil

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores