Brasil

Bolsonaro diz que falou com Lira sobre ajuda para Alagoas devido às chuvas

O presidente ressaltou que as Forças Armadas estão prontas para atuar na logística das regiões atingidas pelos temporais

Bolsonaro: "Estamos à disposição para colaborar com qualquer estado", disse o Presidente sobre possível ajuda para as chuvas torrenciais (AFP/AFP)

Bolsonaro: "Estamos à disposição para colaborar com qualquer estado", disse o Presidente sobre possível ajuda para as chuvas torrenciais (AFP/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de maio de 2022 às 19h16.

Última atualização em 30 de maio de 2022 às 19h37.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 30, que conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre possível ajuda do governo federal para Alagoas, devido às chuvas que atingem a região. Em Recife, o número de vítimas fatais das chuvas subiu para 91, de acordo com atualização realizada pelo Corpo de Bombeiros no final da manhã.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

"Em Alagoas, nós procuramos o Arthur Lira, presidente da Câmara, que é de lá. Foi bem menos grave, algumas poucas mortes, mas menos grave do que Pernambuco, mas estamos à disposição para colaborar com qualquer estado que, por ventura, nos solicite ajuda", afirmou Bolsonaro, durante entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band.

Bolsonaro voltou a dizer que lamenta a tragédia em Pernambuco, como fez em coletiva de imprensa nesta manhã, após sobrevoar áreas alagadas em Recife. "Em grande parte nós somos responsáveis, nós, políticos, mas a população poderia colaborar também evitando, sabendo da dificuldade de construir sua residência em locais que, sabidamente, é provável, havendo uma precipitação, a tragédia se fazer presente", declarou.

O presidente ressaltou que as Forças Armadas estão prontas para atuar na logística das regiões atingidas pelos temporais e disse que os militares "sempre estiveram ao lado do povo". Ele também voltou a dizer que o governo vai liberar a concessão de créditos sem incidência de juros a inscritos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) atingidos pelas fortes chuvas em Pernambuco.

Além disso, a Caixa vai liberar o saldo do FGTS em até cinco dias para os municípios atingidos por chuvas, desde que solicitado pelos respectivos governos, e anunciou a concessão de mais crédito aos atingidos pela catástrofe, com até seis meses de carência.

(Estadão Conteúdo)

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:AlagoasArthur LiraChuvasGoverno BolsonaroPernambucoRecife

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe