Brasil

Bolsonaro demite ministro do Desenvolvimento e nomeia Rogério Marinho

Um dos principais articuladores da reforma da Previdência assume pasta que terá um importante papel nas eleições municipais de 2020

Rogério Marinho (Adriano Machado/Reuters)

Rogério Marinho (Adriano Machado/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 17h47.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2020 às 21h01.

Brasília — O presidente Jair Bolsonaro decidiu nesta quinta-feira (06) substituir o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. No lugar, entra Rogério Marinho, secretário especial do Trabalho e da Previdência.

Ex-deputado pelo PSDB, ele foi um dos principais articuladores da reforma da Previdência, junto de Rodrigo Maia (DEM). Marinho é considerado um bom negociador por parte dos parlamentares, em ano decisivo para as eleições municipais.

A pasta que assume é responsável pelo maior programa de moradias populacionais do país, o Minha Casa Minha Vida.

A saída de Canuto faz parte de uma estratégia da equipe de Bolsonaro de buscar resultados em 2020. Ele era tido como um ministro com baixos índices de resultado e ganhou apelido no governo de ser “roda presa”.

Ministro da Integração de Michel Temer, Canuto continuou no governo com o apoio dos ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Wagner Rosário (Controladoria Geral da União). Canuto tem perfil técnico e não tem filiação partidária, mas era bem visto no Congresso.

Ele será nomeado presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 6, em frente ao Palácio da Alvorada, que Canuto irá "cumprir missão" no órgão.

A Dataprev é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Economia e responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nesta tarde, Bolsonaro recebeu Wagner Rosário para uma reunião no Palácio do Planalto. Ele acompanhou a live do presidente assistindo ao discurso de Donald Trump (EUA).

Bruno Bianco é confirmado como secretário de Previdência e Trabalho

O Ministério da Economia confirmou nesta quinta-feira, 6, a nomeação de Bruno Bianco como secretário especial de Previdência e Trabalho, no lugar de Rogério Marinho, que assume o Ministério do Desenvolvimento Regional.
Bianco já era adjunto de Marinho na Secretaria. Na nota, o Ministério da Economia disse que "agradece ao trabalho do ex-secretário Rogério Marinho na condução do órgão".

Acompanhe tudo sobre:DataprevGoverno BolsonaroJair BolsonaroMinistério do Desenvolvimento Regional

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas