Brasil

Bolsonaro decreta luto oficial de três dias por morte da rainha Elizabeth II

Nas redes sociais, presidente publicou um vídeo em homenagem à rainha e uma nota de pesar

Rainha Elizabeth II foi aconselhada nas últimas semanas por médicos a repousar (AFP/AFP)

Rainha Elizabeth II foi aconselhada nas últimas semanas por médicos a repousar (AFP/AFP)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 8 de setembro de 2022 às 17h04.

Última atualização em 8 de setembro de 2022 às 18h00.

O governo federal decretou luto oficial de três dias em todo o território nacional devido à morte da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, nesta quinta-feira, 8. O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou o falecimento da monarca, em publicação nas redes sociais.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta.

O decreto que estabelece o luto oficial de três dias, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta tarde, foi assinado por Bolsonaro e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

"É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte", diz o decreto.

Nas redes sociais, Bolsonaro publicou um vídeo em homenagem à rainha e uma nota de pesar. "Nesta data triste para o mundo, decretamos três dias de luto oficial e convidamos todo o povo brasileiro a prestar homenagens à Rainha Elizabeth II", escreveu.

O presidente disse ainda que o Brasil recebeu a notícia do falecimento “com grande pesar e comoção”. Ele descreve Elizabeth II como “uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos”.

"'Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor'. Com tais palavras, Rainha Elizabeth II mostra por que não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós", escreveu Bolsonaro.

“Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico", completou o presidente.

Ao longo do dia, candidatos à Presidência da República, ministros, parlamentares e governadores têm publicado notas de pesar pela morte da rainha. Elizabeth II faleceu aos 96 anos, no castelo Balmoral, na Escócia.

O que é luto oficial?

O luto oficial é uma forma de homenagear uma figura pública. O decreto fica registrado no Diário Oficial. Pela legislação, durante o luto oficial a Bandeira Nacional fica hasteada a meio mastro em todas as repartições públicas.

Quando é decretado luto oficial é feriado

Não, luto oficial não é feriado nacional.

LEIA TAMBÉM: 

Depois de Charles III, quem é o próximo na sucessão ao trono britânico?

Últimas notícias da Rainha Elizabeth II: rainha morre aos 96 anos

Charles se torna novo rei do Reino Unido; veja seu primeiro pronunciamento

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroJair BolsonaroRainha Elizabeth IIReino Unido

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas