Brasil

Bolsonaro confirma que novo programa social vai se chamar Auxílio Brasil

Presidente afirmou que benefício será "pelo menos 50% maior" do que Bolsa Família e que Paulo Guedes vai anunciar "outros 50%"

Auxílio Brasil: a declaração ocorreu durante a cerimônia de posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Alan Santos/PR/Flickr)

Auxílio Brasil: a declaração ocorreu durante a cerimônia de posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Alan Santos/PR/Flickr)

AO

Agência O Globo

Publicado em 4 de agosto de 2021 às 18h28.

Última atualização em 4 de agosto de 2021 às 18h37.

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quarta-feira que o novo programa social que o governo está elaborando, para substituir o Bolsa Família, será chamado de Auxílio Brasil. Bolsonaro repetiu que a ideia é dar "no mínimo" 50% de aumento em relação ao que é pago hoje no Bolsa Família, mas disse que esse reajuste pode chegar a 100%.

"Com o coração grande de Paulo Guedes e sua equipe, com o trabalho agora de Ciro, com João Roma, encarregado da pasta, estamos aprofundando de modo que tenhamos um novo programa. Brasil", disse o presidente, olhando para o lado para confirmar o nome: "Auxílio Brasil. De pelo menos 50% maior do que o Bolsa Família".

A declaração ocorreu durante a cerimônia de posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Em seguida, Bolsonaro falou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai anunciar os "outros 50%" do aumento.

"Eu falo 50% porque os outros 50% vou deixar para o Paulo Guedes anunciar."

Apesar das declarações do presidente, o governo não trabalha com a possibilidade de subir o pagamento médio do benefício para 400 reais. Hoje, o programa paga 192 reais em média para 14 milhões de famílias.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME
Acompanhe tudo sobre:Auxílio emergencialBolsa famíliaGoverno BolsonaroJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária