Brasil

Bolsonaro, Braga Netto e Augusto Heleno: veja quem virou réu no STF pela trama golpista

STF torna réus ex-ministros e aliados de Bolsonaro acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado

Bolsonaro, Braga Netto e Augusto Heleno: principais réus na trama golpista julgada pelo STF (MAURO PIMENTEL/Getty Images)

Bolsonaro, Braga Netto e Augusto Heleno: principais réus na trama golpista julgada pelo STF (MAURO PIMENTEL/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de março de 2025 às 14h51.

Tudo sobreJair Bolsonaro
Saiba mais

A decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar réus oito acusados de participação direta na tentativa de golpe atingiu o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados próximos. Vão responder ao processo quatro ex-ministros de seu governo: Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa), Anderson Torres (Justiça), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Acusados da trama golpista

O grupo integra um dos núcleos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta como parte de uma organização criminosa voltada para ataques ao Estado Democrático de Direito. Também se tornaram réus o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos, o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, atual deputado federal, e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro que firmou um acordo de delação premiada.

O julgamento do STF

O julgamento do STF sobre o recebimento da denúncia é uma avaliação preliminar do caso. Os ministros entenderam que há indícios mínimos para a abertura de uma ação penal. A decisão final sobre absolvição ou condenação ocorrerá posteriormente.

Saiba quem são os réus

  • Jair Bolsonaro: Acusado de planejar e ter domínio direto sobre os atos executórios da organização criminosa, visando a concretização de um golpe de Estado. Bolsonaro nega envolvimento.
  • Anderson Torres: Ex-ministro da Justiça, denunciado por participação nos núcleos de desinformação e ataques ao sistema eleitoral, além de envolvimento na minuta do decreto golpista.
  • Walter Braga Netto: Ex-ministro da Casa Civil, acusado de envolvimento em um plano de sequestro e assassinato de figuras políticas, além de coordenar um gabinete vinculado à Presidência para atuar após o golpe.
  • Augusto Heleno: Ex-ministro do GSI, acusado de articular com Alexandre Ramagem para coagir a Polícia Federal a não cumprir ordens judiciais contra golpistas.
  • Paulo Sérgio Nogueira: Ex-ministro da Defesa, acusado de pressionar os comandantes das Forças Armadas para apoiar o golpe e oferecer suporte armado.
  • Alexandre Ramagem: Ex-diretor da Abin, acusado de assessorar Bolsonaro em ataques às instituições democráticas e usar sua posição para desestabilizar o sistema eleitoral.
  • Almir Garnier Santos: Ex-comandante da Marinha, acusado de apoiar o golpe e colocar tropas à disposição da intentona golpista.

Andamento do processo

Até o momento, somente a denúncia contra o núcleo 1 foi julgada. O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados viraram réus. A denúncia contra o núcleo 2 será julgada nos dias 29 e 30 de abril, e o julgamento do núcleo 3 ocorrerá nos dias 8 e 9 de abril.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroBrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Anvisa emite alerta sobre cremes dentais com flureto de estanho após relatos de lesões orais

Lula diz que Brasil prioriza negociações com governo Trump antes de aplicar reciprocidade em tarifas

Entenda o que pode mudar com endurecimento das penas contra roubos de celulares