Brasil

Bolsonaro chega nesta terça ao Bahrein, segundo destino no Oriente Médio

Bolsonaro inaugura embaixada na capital do Bahrein, Manama, e deve ter encontro com rei Hamad Bin Isa Al Khalifa. Último destino será o Qatar

Bolsonaro em Manama, no Aeroporto Internacional de Bahrein (Valdenio Vieira/PR/Flickr)

Bolsonaro em Manama, no Aeroporto Internacional de Bahrein (Valdenio Vieira/PR/Flickr)

AO

Agência O Globo

Publicado em 16 de novembro de 2021 às 06h15.

Última atualização em 16 de novembro de 2021 às 10h02.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

O presidente Jair Bolsonaro deixou Dubai, nos Emirados Árabes, e seguiu nesta terça-feira para Manama, no Bahrein, segunda parada da viagem ao Oriente Médio.

A agenda de Bolsonaro em Manama prevê a inauguração da embaixada do Brasil no Bahrein. O presidente também deve ser recebido pelo rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, com a expectativa de assinatura de atos entre os dois países. As informações são do site G1.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

Bolsonaro chegou no sábado (13) a Dubai, onde, ao longo de três dias, teve encontros com os governantes do emirado e de Abu Dhabi, participou de um fórum de investimentos, visitou uma feira de aviação e participou do “Dia do Brasil” na Expo 2020, a exposição universal.

Bolsonaro tenta fortalecer as relações com países da região do Golfo Pérsico, que são grandes produtores de petróleo e possuem fundos soberanos de investimentos.

O Brasil deseja ampliar exportações de produtos agrícolas e de defesa e atrair recursos para concessões de infraestrutura.

Amanhã, quarta-feira, Bolsonaro e comitiva seguem para Doha, no Catar, último destino da viagem ao Oriente Médio.

Amazônia, PL e Enem

Em Dubai, Bolsonaro reforçou a tentativa de contrapor as discordâncias à sua política ambiental, que acumula altas nos índices de desmatamento. O presidente convidou investidores a visitar a Amazônia e disse considerar injustas as críticas feitas ao Brasil.

Bolsonaro também anunciou em Dubai que decidiu adiar sua filiação ao PL, que estava prevista para segunda-feira. O presidente não aceita que os diretórios estaduais do partido apoiem, por exemplo, candidatos do PT nas eleições regionais do ano que vem.

Ainda de acordo com o site G1, o presidente ainda afirmou que agora questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) "começam a ter a cara do governo".

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Exame HojeJair BolsonaroOriente Médio

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura