Brasil

Bolsonaro autoriza privatização dos parques de Brasília e Santa Catarina

Decreto assinado pelo presidente autoriza a produção de estudos pelo Ministério da Economia para definir o melhor modelo de concessão das áreas

Parque Nacional de Brasília: entre as principais atrações estão as piscinas abastecidas por águas de nascentes próximas e trilhas (Arquivo ICMBio/Divulgação)

Parque Nacional de Brasília: entre as principais atrações estão as piscinas abastecidas por águas de nascentes próximas e trilhas (Arquivo ICMBio/Divulgação)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 10 de agosto de 2020 às 12h02.

Última atualização em 10 de agosto de 2020 às 13h22.

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto nesta segunda-feira, 10, que autoriza a privatização dos parques nacionais de Brasília e de São Joaquim, localizado em Santa Catarina.

De acordo com justificativa do governo, a inclusão das duas áreas foi aconselhada pelo Conselho de Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Agora, um estudo vai definir o melhor modelo de concessão para os parques.

"O objetivo do Decreto é viabilizar a realização de estudos para definir a melhor modelagem às propostas de concessões dos serviços públicos de apoio à visitação dos parques, garantindo o custeio de ações relativas à conservação, à proteção e à gestão das unidades. Nesse sentido, busca-se o aumento do acesso à população e a otimização do uso de recursos públicos", disse a Secretaria-geral da Presidência em nota.

 

Conhecido como Água Mineral, o Parque Nacional de Brasília foi criado em 1961 e tem cerca de 42,3 mil hectares. Entre as principais atrações estão as piscinas abastecidas por águas de nascentes próximas e trilhas.

O Parque São Joaquim também foi inaugurado em 1961 e está ligado à necessidade de proteção dos remanescentes de Matas de Araucárias, encontradas em abundância dentro de seus 49.800 hectares. O parque está inserido no bioma Mata Atlântica.

Essa não é a primeira vez que governo Bolsonaro autoriza concessão de parques à iniciativa privada. No ano passado, os parques Lençóis Maranhenses (MA), de Jericoacoara (CE) e do Iguaçu (PR) também foram cedidos.

(Com informações da Agência O Globo)

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroParques naturaisPaulo GuedesPrivatização

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026