Brasil

Bolsonaro anuncia sanção do novo Código de Trânsito

Com a nova lei, a pontuação foi a 40 para os motoristas profissionais. Para os demais, o limite de 40 pontos depende das infrações cometidas

Jair Bolsonaro: "Nós estamos dando uma chance maior para o elemento que cometeu infração de trânsito continuar com sua carteira... se tira uma carteira de habilitação dessa pessoa, tira o ganha-pão dele" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Jair Bolsonaro: "Nós estamos dando uma chance maior para o elemento que cometeu infração de trânsito continuar com sua carteira... se tira uma carteira de habilitação dessa pessoa, tira o ganha-pão dele" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 13 de outubro de 2020 às 20h11.

Última atualização em 13 de outubro de 2020 às 20h19.

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou uma transmissão nas redes sociais nesta terça-feira para anunciar a sanção do projeto que flexibiliza regras do Código de Trânsito Brasileiro e aproveitou para anunciar futuras modificações no próximo ano, em fala ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Bolsonaro repetiu que havia uma reclamação de caminhoneiros, taxistas e motoristas de aplicativo e de van que se "perdia muito rapidamente" a carteira com a pontuação anterior, de 20 pontos. Com a nova lei, a pontuação foi a 40 para os motoristas profissionais. Para os demais, o limite de 40 pontos depende das infrações cometidas.

"Nós estamos dando uma chance maior para o elemento que cometeu infração de trânsito continuar com sua carteira. Se tira uma carteira de habilitação dessa pessoa, tira o ganha-pão dele", disse o presidente.

O texto oficial da sanção — com eventuais vetos — ainda não foi divulgado oficialmente.

O presidente disse ainda que no próximo ano vai apresentar novo projeto para tentar flexibilizar outras regras de trânsito, citando um eventual fim da avaliação de saúde que atualmente é feita apenas em clínicas conveniadas.

Acompanhe tudo sobre:Carteira de habilitação (CNH)Governo BolsonaroJair BolsonaroTrânsito

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta