Brasil

Bolsonaro afirma que decreto contra medidas restritivas está pronto

Presidente náo confirmou se ele será ou não editado; na quarta-feira, havia dito que 'nenhum tribunal' poderia contestar medida

Presidente Jair Bolsonaro (EVARISTO SA/AFP)

Presidente Jair Bolsonaro (EVARISTO SA/AFP)

AO

Agência O Globo

Publicado em 7 de maio de 2021 às 19h48.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que um decreto contra medidas restritivas que ele estuda publicar já está pronto, mas não confirmou se ele será ou não editado. Na quarta-feira, ao falar pela primeira vez sobre o possível decreto, Bolsonaro havia dito que "nenhum tribunal" poderia contestá-lo. Agora, disse que, caso seja editado, "todos cumprirão".

— Se baixar um decreto, que já está pronto, todos cumprirão. Por que todos cumprirão? Porque esse decreto nada mais é que a cópia dos incisos do artigo 5º da Constituição que todos nós juramos defendê-la — disse Bolsonaro, durante evento para inaugurar uma ponte entre Rondônia e Acre.

Desde o início da pandemia da covid-19, Bolsonaro é um crítico de medidas restritivas tomadas por governadores e prefeitos. Apesar do objetivo dessas medidas ser diminuir o contágio do novo coronavírus, o presidente critica os efeitos econômicos delas.

Bolsonaro considera que essas medidas desrespeitam alguns direitos estabelecidos no artigo 5º da Constituição, como o direito de locomoção, o livre o exercício do trabalho e o livre exercício dos cultos, e por isso tem falado na possibilidade de editar um decreto para reforçá-los.

O presidente, que frequentemente fala em "meu Exército", voltou a usar a expressão nesta sexta-feira, e ainda acrescentou "minha Marinha" e "minha Aeronáutica", para dizer que as Forças Armadas irão jogar "dentro das quatro linhas da Constituição"

— Minha Marinha, o meu Exército e a minha Aeronáutica jogam dentro das quatro linhas da Constituição — disse Bolsonaro, acrescentando depois: — Mas também não admitiremos quem queria jogar fora das quatro linhas da nossa Constituição.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importante em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Saúde no BrasilJair BolsonaroGoverno BolsonaroCoronavírusPandemia

Mais de Brasil

Relator afirma que votação de PL da anistia pode ser adiada diante de impasse sobre texto

Moraes suspende lei sancionada pelo governo de SP que regulamentava mototáxi

Censo da Educação Superior: quais estados têm mais alunos matriculados na universidade? Veja a lista

Tempestade em São Paulo alaga aeroporto, destelha estação de trem e deixa oito feridos