Brasil

Bolívia e Brasil usarão avião não tripulado para controlar fronteira

Bolívia e Brasil farão uma demonstração do projeto no final de março ,durante a visita a La Paz do ministro de Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo

Para controlar fronteira, Bolívia e Brasil usarão avião não tripulado  (Antonio Milena/Veja)

Para controlar fronteira, Bolívia e Brasil usarão avião não tripulado (Antonio Milena/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2011 às 17h07.

La Paz.- As forças policiais de Bolívia e Brasil realizarão operações com um avião não tripulado para controlar a fronteira e farão uma demonstração no final de março durante a visita a La Paz do ministro de Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo, informou neste sábado uma fonte oficial.

A cooperação para usar o avião, conhecido como Veículo Aéreo não tripulado (VANT), foi estipulada em reunião entre o vice-ministro da Defesa Social da Bolívia, Felipe Cáceres, e seu colega de Justiça, Luiz Paulo Barreto, realizada entre quarta e sexta-feira.

O vice-ministro de Defesa Social divulgou neste sábado a ata do encontro que acordou que as operações podem começar em agosto ou em setembro.

O encontro de Barreto e Cáceres também preparou a visita que Cardozo fará à Bolívia nos dias 28 e 29 de março para comprovar o andamento dos acordos bilaterais contra crimes além das fronteiras, como o narcotráfico e o tráfico de pessoas.

Cardozo se reunirá em La Paz com o ministro de Governo (Interior), Sacha Llorenti, e também viajará no dia 29 a zona produtora de coca de Chapare, na região de Cochabamba, onde estão as bases camponesas do presidente Evo Morales.

A reunião de La Paz, segundo a ata, também avançou no estudo de um Acordo de Cooperação Jurídica para a repatriação de bens e para a transferência de pessoas.

O Brasil avalia, além disso, a possibilidade de um "empréstimo" à Bolívia de helicópteros para a luta contra o narcotráfico, se comprometeu a ajudar na formação de policiais, doar equipamentos informáticos e treinar técnicos bolivianos em investigação de "lavagem" de dinheiro. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaDados de BrasilJustiça

Mais de Brasil

Dino cobra de 10 estados relatório explicando as razões por trás dos altos indíces de incêndios

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio