Brasil

Bolívia confirma reunião entre Temer e Morales na próxima semana

A viagem de Morales ao Brasil está prevista para o domingo e seu encontro com Temer será na segunda-feira

Temer: está previsto que ambos os presidentes "assinem documentos, acordos, memorandos de entendimento" em diversas áreas (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

Temer: está previsto que ambos os presidentes "assinem documentos, acordos, memorandos de entendimento" em diversas áreas (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

E

EFE

Publicado em 21 de novembro de 2017 às 18h26.

La Paz - O presidente Michel Temer se reunirá com o chefe de Estado da Bolívia, Evo Morales, em Brasília na semana que vem para assinar acordos de integração entre os dois países, anunciou nesta terça-feira uma fonte do Executivo boliviano.

A viagem de Morales ao Brasil está prevista para o domingo e seu encontro com Temer será na segunda-feira, dia 27, conforme revelou aos veículos de imprensa o ministro da Presidência da Bolívia, René Martínez.

Segundo Martínez, após a reunião está previsto que ambos os presidentes "assinem documentos, acordos, memorandos de entendimento" em diversas áreas, entre elas o projeto do trem bioceânico.

O "Corredor Ferroviário Bioceânico Central" é um plano impulsionado pelo governo de Morales para unir o porto de Santos com o terminal de Ilo, no Peru, passando por território boliviano e cujo custo é estimado em de US$ 14 bilhões.

Além de Bolívia, Brasil e Peru, Argentina, Paraguai e Uruguai se beneficiariam do projeto através da construção de um ramal da ferrovia partindo do território boliviano para uma região portuária em solo paraguaio, vinculada à hidrovia Paraguai-Paraná.

A reunião entre Morales e Temer em Brasília estava prevista para 30 de outubro, mas o encontro foi suspenso a pedido do governo brasileiro.

Após chegar ao Brasil no domingo, Morales manterá um encontro com o embaixador da Bolívia em Brasília, José Kinn Franco.

Na segunda-feira, além do encontro com Temer, Morales se reunirá com os governadores de estados brasileiros fronteiriços com a Bolívia e com a comunidade de bolivianos residentes no Brasil.

Segundo o ministro Martínez, também está prevista a assinatura de acordos de cooperação entre as forças policiais de ambos os países.

Acompanhe tudo sobre:BolíviaGoverno TemerMichel Temer

Mais de Brasil

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados