Brasil

BNDES libera mais R$280 mi para estádio de Pernambuco na Copa

O BNDES já havia aprovado, em janeiro deste ano, financiamento de 400 milhões de reais para o Estado de Pernambuco

Demolição do Vivaldão em Manaus: o BNDES possui uma linha de crédito de até 400 milhões de reais para cada um dos 12 estádios da Copa no Brasil (Rodrigo Baleia/EXAME.com)

Demolição do Vivaldão em Manaus: o BNDES possui uma linha de crédito de até 400 milhões de reais para cada um dos 12 estádios da Copa no Brasil (Rodrigo Baleia/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2011 às 17h49.

São Paulo  - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de mais 280 milhões de reais para a construção do estádio de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014, informou o banco nesta quinta-feira.

O BNDES já havia aprovado, em janeiro deste ano, financiamento de 400 milhões de reais para o Estado de Pernambuco, e agora os novos recursos serão destinados à Sociedade de Propósito Específico (SPE) Arena Pernambuco Negócios, liderada pela Odebrecht e encarregada de executar as obras.

O estádio, com capacidade para 46 mil torcedores, será construído em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife.

"O consórcio vencedor construirá (num prazo estimado de 30 meses), operará e manterá o equipamento por um período de 33 anos. Em 2043, a Arena retorna ao Estado de Pernambuco", disse o banco em comunicado.

O Estado de Pernambuco utilizará os recursos do BNDES para ressarcir a SPE após a entrada em operação da Arena, de acordo com o modelo de Parceria Público-Privada selecionado pelo governo.

Sete Estados já pediram financiamento do BNDES para reformar ou construir arenas para o Mundial: Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O BNDES possui uma linha de crédito de até 400 milhões de reais para cada um dos 12 estádios da Copa no Brasil. O programa está vigente até 31 de dezembro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolInfraestruturaPernambuco

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas