Brasil

Blogueira cubana Yoani Sánchez chega ao Brasil

A blogueira terá uma intensa agenda que inclui sua participação em conferências e debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos

A blogueira cubana Yoani Sánchez desembarca no Aeroporto Internacional de Guararapes, em Recife  (REUTERS / Helia Scheppa)

A blogueira cubana Yoani Sánchez desembarca no Aeroporto Internacional de Guararapes, em Recife (REUTERS / Helia Scheppa)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2013 às 06h58.

Rio de Janeiro - A dissidente cubana Yoani Sánchez, autora do blog "Geração Y", chegou na madrugada de hoje ao Brasil, primeira etapa de uma viagem de 80 dias que a levará a uma dezena de países da América e da Europa.

Yaoni, de 37 anos, chegou depois de 0h30 desta segunda-feira em um voo procedente de Cidade do Panamá ao aeroporto internacional Guararapes, da cidade de Recife, onde a esperavam vários amigos, entre eles o cineasta Dado Galvão, seu anfitrião no Brasil.

A blogueira cumprimentou os jornalistas que a esperavam e prometeu que mais tarde daria declarações no mesmo aeroporto.

Esta noite, Yaoni será a convidada especial de uma sessão na qual será projetado o documentário "Conexão Cuba-Honduras", produzido por Galvão e no qual ela é uma das entrevistadas.

A projeção acontece em Feira de Santana, na Bahia, para onde Yaoni irá nas próximas horas.

Yaoni seguirá inicialmente em avião para Salvador, e de lá irá de carro até Feira de Santana, cidade de 557 mil habitantes, situada a 116 quilômetros da capital baiana.

A viagem de Yaoni, uma das vozes mais críticas da ilha, foi possível devido à reforma migratória vigente desde o dia 14 de janeiro em Cuba e após ter recebido negativas durante os últimos cinco anos do Governo de Havana para sair do país.


No ano passado Yaoni tentou visitar o Brasil para participar da apresentação do documentário, mas apesar de receber o visto, as autoridades cubanas voltaram a negar-lhe a permissão de saída.

A blogueira terá no Brasil uma intensa agenda que inclui sua participação em conferências e debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos, mas ela também quer "conhecer os brasileiros e seu modo de vida".

Além de assistir à exibição do documentário, Yaoni dará na terça-feira uma entrevista coletiva em Feira de Santana, terá uma sessão de autógrafos de seu livro "De "Cuba, com Carinho" e participará de um debate sobre liberdade de expressão e direitos humanos.

Na quarta-feira fará turismo em Salvador e depois partirá rumo a São Paulo, onde suas atividades se prolongarão até sábado.

A viagem de Yaoni também inclui México, Peru, Estados Unidos, República Tcheca, Alemanha, Suécia, Suíça, Itália e Espanha, onde entre outros eventos participará na cidade de Burgos de um congresso sobre internet entre 6 e 8 de março.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBlogsCubaPolíticosYoani Sánchez

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas