Brasil

Beto Mansur registra candidatura à presidência da Câmara

Mansur avaliou que a entrada do PMDB na eleição hoje, com o ex-ministro Marcelo Castro (PMDB-PI) como candidato, "embolou" a disputa


	Câmara: Mansur avaliou que a entrada do PMDB na eleição hoje, com o ex-ministro Marcelo Castro (PMDB-PI) como candidato, "embolou" a disputa
 (Facebook/Reprodução)

Câmara: Mansur avaliou que a entrada do PMDB na eleição hoje, com o ex-ministro Marcelo Castro (PMDB-PI) como candidato, "embolou" a disputa (Facebook/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2016 às 17h06.

Brasília - O primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Beto Mansur (PRB-SP), foi o 12º parlamentar a registrar a sua candidatura junto a Secretaria-geral da Mesa, nesta terça-feira, 12.

Mansur oficializou a sua candidatura pouco depois de se reunir com o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), em busca de apoio na disputa. Segundo ele, a legenda tucana será a "fiel da balança" na eleição.

"Se o partido (PSDB) escolher determinado candidato nesse conjunto, a possibilidade desse candidato ir para o segundo turno é muito grande", declarou.

O PSDB (51) é dono da terceira maior bancada da Casa. A maior bancada da Casa é do PMDB (66), seguido pelo PT (58). Nos bastidores, os três partidos estão sendo disputados por todos os candidatos, pois podem definir o segundo turno.

Mansur avaliou que a entrada do PMDB na eleição hoje, com o ex-ministro Marcelo Castro (PMDB-PI) como candidato, "embolou" a disputa.

O deputado avalia que "muito provavelmente" Castro irá para o segundo turno, caso consiga reunir o apoio da oposição. Para ele, a indefinição agora é saber qual será o adversário do ex-ministro. "Eu não acho que ele possui 257 votos para se eleger em primeiro turno, então teremos segundo turno."

Mais cedo, Mansur esteve reunido com o presidente em exercício, Michel Temer. Segundo ele, Temer manteve a isenção e disse que não irá interferir na disputa.

O presidente interino também tem recebido outros candidatos. Segundo a assessoria do líder do PMDB, Baleia Rossi (SP), Temer deve receber ainda nesta tarde Marcelo Castro, que se apresentará oficialmente como candidato do partido à presidência.

Pela manhã, a disputa ganhou seu 11º candidato: Evair Vieira de Melo (PV-ES). A expectativa é que Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dos favoritos na sucessão do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também formalize a candidatura nas próximas horas.

Os candidatos têm até as 12h de amanhã para oficializar seus nomes. As cabines de votação já estão sendo instaladas no plenário.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEleiçõesPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Cármen Lúcia cobra explicações do governo após relato de caso de racismo envolvendo ministra do TSE

Com bebê reborn no colo, deputado diz que ter boneca 'não é pecado'

PL que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho deve ser votado até junho, diz relator

Fim da reeleição: CCJ do Senado aprova proposta de mandato de 5 anos para presidente e governador