Brasil

Bernardo livre; Temer, o benfeitor…

Paulo Bernardo livre O ministro Dias Toffoli, do Supremo, revogou a prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, que havia sido detido preventivamente na operação Custo Brasil, da Polícia Federal de São Paulo, na quinta-feira. Ele entendeu que não há indícios “concretos” de que Bernardo tentará fugir. Por isso, não há risco de novos crimes. O ministro […]

PAULO BERNARDO: Toffoli entendeu que não há indícios “concretos” de que ele tentará fugir /  (Ueslei Marcelino/Reuters)

PAULO BERNARDO: Toffoli entendeu que não há indícios “concretos” de que ele tentará fugir / (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2016 às 18h46.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h08.

Paulo Bernardo livre

O ministro Dias Toffoli, do Supremo, revogou a prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, que havia sido detido preventivamente na operação Custo Brasil, da Polícia Federal de São Paulo, na quinta-feira. Ele entendeu que não há indícios “concretos” de que Bernardo tentará fugir. Por isso, não há risco de novos crimes. O ministro do STF também comparou o uso de prisões preventivas na Lava-Jato com o mensalão alegando que naquela investigação não “houve decretação de prisões provisórias, e todos os réus ao final condenados e estão cumprindo ou já cumpriram as penas fixadas”.

O benfeitor

O presidente interino Michel Temer anunciou nesta quarta-feira um reajuste de 12,5% dos benefícios do programa Bolsa Família. Em maio, Dilma Rousseff havia prometido um ajuste de 9%. Segundo o governo, a elevação da taxa será coberta com o descontingenciamento de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social. O impacto mensal da medida é de 270 milhões de reais. O anúncio não estava previsto na agenda de Temer.

Vaquinha para viajar

A presidente afastada Dilma Rousseff iniciou na manhã desta quarta-feira uma campanha digital para arrecadar fundos para bancar suas viagens em voos com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Por volta das 19h, já haviam sido arrecadados cerca de 100.000 reais. A meta é juntar 500.000 reais. A campanha acontece depois de uma decisão judicial que permitiu que a petista usasse os aviões da FAB para se deslocar pelo país desde que arcasse com os custos da viagem. A presidente deve viajar nesta quinta-feira para Belém, no Pará, para denunciar o governo de Temer.

Renan com apetite

O presidente do Senado, Renan Calheiros, quer concluir a votação do projeto que legaliza os jogos de azar no país até o próximo dia 13. O texto autoriza o funcionamento de bingos e cassinos, além de legalizar jogos eletrônicos e o jogo do bicho. O Ministério Público Federal criticou duramente o projeto, considerando que ele pode aumentar a lavagem de dinheiro. Além disso, Renan também quer encerrar a discussão sobre o projeto de revisão da Lei de Licitações.

 –

A contundência de Cunha

O relator do recurso que pede a anulação processo de cassação de  Eduardo Cunha na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Ronaldo Fonseca, afirmou nesta quarta-feira que não vai “jogar no lixo” o trabalho do Conselho de Ética, que pediu o fim do mandato de Cunha, mas que a argumentação da defesa de Cunha tem três pontos contundentes. Um deles seria a impossibilidade de atuação do relator da cassação, Marcos Rogério, por ter trocado o PDT por um partido que apoiou a eleição do peemedebista.

Dirceu é réu –  de novo

O juiz Sergio Moro aceitou nesta quarta-feira mais uma denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-ministro José Dirceu. Segundo o MPF, Dirceu era líder do grupo político que dava sustentação ao ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque. Os procuradores acusam Dirceu e Duque de receber 7 milhões de reais de propina entre 2009 e 2012. Agora, o ex-ministro , seu irmão, Luiz Eduardo Oliveira, Duque e mais quatro empresários são réus sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro.

Propina para Haddad

O ex-diretor da empreiteira Andrade Gutierrez, Flávio Gomes Machado Filho, afirmou em delação premiada que o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, pediu 30 milhões de reais à construtora para quitar uma dívida de campanha do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Outras empreiteiras entraram na transação e a Andrade Gutierrez teve de pagar cinco milhões de reais. Esse dinheiro teve de ser pago para quitar a dívida do partido com o marqueteiro João Santana. O ex-executivo disse que não sabia se Haddad tinha conhecimento do pedido e que nunca tratou com ele.

Serra e os passaportes

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, concedeu nesta quarta-feira dois passaportes diplomáticos para o pastor R.R. Soares e sua esposa, Maria Magdalena Ribeiro Soares, ambos da Igreja Internacional Graça de Deus. O casal já havia conseguido um passaporte diplomático na gestão de Antonio Patriota, em 2013. Segundo o Itamaraty, a política de conceder os passaportes a líderes evangélicos busca dar igualdade de tratamento às diferentes religiões, já que líderes católicos recebem o documento também.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Linha 3-Vermelha do Metrô de SP tem interferência e Estação Palmeiras-Barra Funda fica lotada

Calor predomina no Centro-Sul e chuvas se intensificam no Nordeste; veja a previsão para terça-feira

Governo de SP pede para Gilmar Mendes derrubar liminar que impede escolas cívico-militares no estado