Brasil

Beneficiário pode retornar ao Bolsa Família se renda diminuir

As famílias que se desligarem do programa podem retornar a ele sem a necessidade de um novo cadastramento

Tereza Campello: “Se ela [a família] não precisar mais do Bolsa Família, poderá nos informar, sabendo que, se a situação de renda piorar, vai poder voltar automaticamente" (Antônio Cruz/ABr)

Tereza Campello: “Se ela [a família] não precisar mais do Bolsa Família, poderá nos informar, sabendo que, se a situação de renda piorar, vai poder voltar automaticamente" (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2011 às 14h15.

Brasília – A partir de hoje (19), beneficiários que se desligarem voluntariamente do Bolsa Família poderão retornar ao programa sem a necessidade de um novo cadastramento. De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fomes, Tereza Campello, o retorno, caso necessário, poderá ser feito em um prazo de até 36 meses contado a partir da data do desligamento.

“Criamos esse mecanismo para ter uma informação atualizada sobre essas famílias, sobre a melhoria da situação de vida delas.” Segundo a ministra, a medida pode dar mais segurança à família atendida pelo programa. “Se ela não precisar mais do Bolsa Família, poderá nos informar, sabendo que, se a situação de renda piorar, vai poder voltar automaticamente”, explicou.

Segundo a pasta, o objetivo do chamado retorno garantido é estimular a busca por melhores condições no mercado de trabalho, uma vez que, de maneira geral, os beneficiários do programa têm empregos precários, mesmo quando formais.

Para pedir o desligamento voluntário, o beneficiário deve procurar a prefeitura e informar, por meio de declaração escrita, a decisão de deixar o Bolsa Família. O gestor fará a atualização no sistema, sem a exclusão do cadastro da família. O cartão magnético permanece com o beneficiário. Para retornar ao programa, basta procurar a administração municipal e fazer a atualização dos dados.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaFomeBolsa famíliaPadrão de vida

Mais de Brasil

PF prende suspeitos em operação contra fraudes em concursos públicos

CPI do INSS ouve ministro da CGU sobre fraudes em benefícios de aposentados

Imposto de Renda: o que muda para profissionais liberais, como advogados, médicos e engenheiros?

Polícia investiga morte de dois amigos após consumo de uísque adulterado com metanol em Pernambuco