Brasil

Belo Horizonte entra em novo lockdown nesta segunda-feira

Com 85% das UTIs ocupadas, capital mineira volta ao bloqueio total. No estado de São Paulo, quatro regiões também enfrentam a mais rígida classificação

Lojas no Centro de Belo Horizonte: novo lockdown a partir da segunda-feira,11. E sem data para voltar reabrir (Alex de Jesus/O Tempo/Agência Estado)

Lojas no Centro de Belo Horizonte: novo lockdown a partir da segunda-feira,11. E sem data para voltar reabrir (Alex de Jesus/O Tempo/Agência Estado)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 11 de janeiro de 2021 às 06h00.

Última atualização em 11 de janeiro de 2021 às 06h36.

A cidade de Belo Horizonte entra novamente em regime de lockdown nesta segunda-feira, 11. Na semana passada, o prefeito Alexandre Kalil anunciou o bloqueio em redes sociais e disse que a capital mineira havia chegado ao "limite da covid-19”. Em junho, Belo Horizonte também suspendeu as atividades de boa parte do comércio.

De acordo com Kalil, os únicos locais não essenciais ainda em funcionamento serão as praças públicas e o zoológico, que terá visitas agendadas. “Me desculpem, mas governar não é agradar. Tivemos uma longa reunião hoje (quarta, 6), fui orientado. Com exceção das praças públicas e do zoológico agendado, [a cidade] estará com serviços essenciais abertos e todo o resto fechado”, finalizou Kalil, em vídeo. Não há data para retorno das atividades não essenciais.

A medida severa tem o objetivo de conter o rápido avanço da doença na cidade. De acordo com o o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de Saúde na quinta-feira, 7 de janeiro, Belo Horizonte contabilizava 66.916 casos confirmados da doença - dos quais 3.890 permaneciam em acompanhamento - e 1.923 mortes.

A ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com a doença chegou a 85%, enquanto a ocupação de leitos de enfermaria estava na casa dos 62%.

Fase vermelha

O estado de São Paulo colocou 13 regiões na fase 3 amarela, e outras quatro regiões na fase 2 laranja. A escala vai de 1 vermelha - a mais restrita - até a 5 azul. A quarentena entra em vigor na segunda-feira, 11, e tem validade até dia 5 de fevereiro.

Isso significa que 90% da população do estado está na fase 3 amarela da quarentena, e 10% ficaram na fase 2 laranja. Na fase 3 amarela, o comércio pode abrir com 40% da capacidade, com algumas especificações de horário, sendo mais restrito no período noturno.

Ficaram na fase 2 laranja - a mais retritiva - as regiões de Presidente Prudente, Marília, Sorocaba e Registro, estas três últimas ficaram com atividades mais restritas em relação à última classificação.

 

Acompanhe tudo sobre:Belo HorizonteCoronavírusExame HojePandemia

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas