Brasil

BC proíbe exclusividade no crédito consignado

Medida do Banco Central veda convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições

Medida do Banco Central começa a valer a partir desta sexta (Roberto Setton/EXAME)

Medida do Banco Central começa a valer a partir desta sexta (Roberto Setton/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 14h51.

Brasília - O Banco Central (BC) editou hoje a circular 3.522, que veda às instituições financeiras a possibilidade de criação de "convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições". A medida vale, inclusive, para as operações com desconto em folha de pagamento - ou seja, o crédito consignado. A circular entra em vigor hoje.

Em comunicado, a autoridade monetária explica que a medida "está inserida no âmbito dos estudos permanentemente desenvolvidos pelo BC para aprimorar os mecanismos para facilitar o acesso ao crédito e, consequentemente, promover a eficiência do Sistema Financeiro Nacional".

No texto, a instituição afirma que "a decisão contribui para estimular a eficiência na intermediação financeira, fator fundamental para a disseminação do crédito, criando condições adequadas para a redução dos spreads bancários".

O spread representa a diferença entre o custo dos bancos de captação de recursos e as taxas de juros efetivamente cobradas dos clientes. A medida do BC também deve favorecer o aumento da inclusão financeira, cita o texto.

Leia matéria da revista EXAME sobre o assunto: Todos contra o BB

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanco CentralCréditoDados de BrasilMercado financeiro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas