Brasil

Barbosa será bom 'timoneiro', diz Ayres Britto

A ex-ministra Ellen Gracie, primeira mulher a ocupar um cargo e presidir a Corte, destacou a superação de preconceitos no tribunal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 18h59.

Brasília - O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto afirmou que seu sucessor, Joaquim Barbosa, será um bom "timoneiro" para a Corte. Britto destacou várias qualidades de Barbosa, a quem chamou de amigo. "Ele tem todas as qualidades para tocar esse barco com a segurança de um mais experimentado timoneiro, corajoso, lúcido, experimentado, ético, democrático. É um dia de glória para o País tê-lo como presidente do Supremo Tribunal Federal", disse Ayres Britto.

Para o ex-presidente, os arroubos de Barbosa que protagonizou diversos bate-boca em plenário são apenas uma demonstração de autenticidade, característica que não o atrapalhará a conduzir o tribunal. "Ele é um homem que impõe a emoção ao falar, mas eu vejo a emoção que aflora como sinal de autenticidade. É um homem autêntico, que não esconde seus sentimentos".

A ex-ministra Ellen Gracie, primeira mulher a ocupar um cargo e presidir a Corte, destacou a superação de preconceitos no tribunal. "O Brasil muda no dia de hoje", disse. "De certa forma, quando se supera o primeiro, se supera o segundo, o terceiro e é importante que se supere outros preconceitos". Ela lembrou que comandava a Corte quando Barbosa assumiu o cargo de ministro.

Acompanhe tudo sobre:Joaquim BarbosaJustiçaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Bolsonaro segue na UTI em 'estabilidade clínica e sem dor', diz boletim médico

Quando vai fazer frio intenso no Brasil novamente? Veja previsão

Entenda os impactos da decisão do STF que suspendeu processos de 'pejotização', incluindo MEIs

Bolsonaro tem 'boa evolução clinica' e está sem dor, diz boletim médico