Brasil

Barbosa determina que Legislativo analise Orçamento do MPU

A ação foi protocolada em setembro pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel


	O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa:  Executivo retirou do orçamento original elaborado pelo MPU da proposta apresentada ao Congresso Nacional em agosto
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa:  Executivo retirou do orçamento original elaborado pelo MPU da proposta apresentada ao Congresso Nacional em agosto (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 20h35.

Brasília - O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Congresso Nacional inclua a proposta oficial do Ministério Público da União (MPU) no Projeto de Lei Orçamentária para 2013. A ação foi protocolada em setembro pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Gurgel contestou o fato de o Executivo ter retirado o orçamento original elaborado pelo MPU da proposta apresentada ao Congresso Nacional em agosto. Segundo o procurador, a interferência é uma afronta à autonomia entre os Poderes. A AGU, por outro lado, argumenta que a proposta foi mantida, ainda que anexa ao documento principal.

Embora tenha determinado que o Legislativo aprecie a proposta orçamentária original do MPU, Barbosa garantiu ao Executivo anexar ao texto “todas, quaisquer e cada uma das observações pertinentes à conveniência, à oportunidade, à legalidade e à constitucionalidade da pretensão, que a Presidência da República entender cabível”. A decisão liminar deve ser cumprida enquanto o processo não foi apreciado definitivamente pelo plenário do STF.

Na semana passada, o ministro Luiz Fux deu decisão semelhante ao pleito envolvendo o Orçamento do Judiciário da União.

Acompanhe tudo sobre:Joaquim BarbosaOrçamento federalSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais