Brasil

Barbosa considera "encerrado" caso da prisão de repórter

"A leitura que faço é que episódio está encerrado", disseo presidente do Supremo Tribunal Federal


	Joaquim Barbosa: "Não presenciei, não vi a jornalista e não a conheço e não saberia avaliar"
 (Elza Fiuza/ABr)

Joaquim Barbosa: "Não presenciei, não vi a jornalista e não a conheço e não saberia avaliar" (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 17h46.

São Paulo - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, considerou encerrado o episódio que culminou com a detenção da jornalista Claudia Trevisan, correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, na Universidade de Yale, na semana passada, antes de uma palestra do ministro no local.

"Não tenho muito o que falar, pois estava participando de evento quando ocorreu. Não presenciei, não vi a jornalista e não a conheço e não saberia avaliar", disse.

Indagado se o momento delicado entre os dois países poderia ter influenciado na prisão da jornalista, Barbosa resumiu: "a leitura que faço é que episódio está encerrado", disse.

Lula

O ministro evitou comentar ainda a avaliação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que seria mais criterioso na nomeação de juízes do STF se ainda ocupasse o cargo.

"Não tenho nada a dizer, ele foi presidente da República e eu não sou presidente. Não tenho papel na nomeação de juízes do Supremo e nunca procurei exercer influência sobre esse papel", afirmou.

Barbosa voltou a criticar ainda a influencia política sobre juízes. "Juiz tem de ter tranquilidade, não deve sofrer qualquer tipo de influência.

Desconfiem de juiz que fica travando relações políticas aqui e ali", afirmou o presidente do Supremo, que evitou ainda comentar os próximos passos do mensalão, após a admissão dos recursos chamados embargos infringentes. "Não posso falar sobre assunto que está em curso", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaJoaquim BarbosaPrisõesSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump