Brasil

Banho consome mais do que o sugerido pela ONU

Um banho de 15 minutos consome 135 litros de água, mais do que a entidade recomenda de uso de água por pessoa em um dia inteiro


	Torneira jorrando água: medidas como fechar o registro ao escovar os dentes ou ao lavar a louça podem trazer uma economia de 20 litros
 (Getty Images)

Torneira jorrando água: medidas como fechar o registro ao escovar os dentes ou ao lavar a louça podem trazer uma economia de 20 litros (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2014 às 07h21.

São Paulo - Um banho de 15 minutos, sem fechar o registro, consome 135 litros de água. É mais do que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda de uso de água por pessoa em um dia inteiro. A organização defende que 110 litros são suficientes para "atender às necessidades de consumo e higiene".

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgou no sábado, 1, que dará desconto na conta de água aos moradores da Grande São Paulo que reduzirem o consumo. De acordo com a Sabesp, a medida é adotada "por causa do calor recorde e da inédita falta de chuvas no Sistema Cantareira, que está em nível crítico e abastece quase 10 milhões de pessoas". Os dois últimos meses quebraram recordes de falta de chuva. Desde 1930, nunca choveu tão pouco.

O consumo médio por morador no Sistema Cantareira é de 161 litros por dia. Mas, no litoral de São Paulo, segundo a Sabesp, o volume pode chegar a 350 litros. A companhia pretende que os moradores baixem o consumo para 128 litros por dia, para obter o desconto na conta.

Embora pareça difícil, a tarefa não exige grandes sacrifícios. Medidas como fechar o registro ao escovar os dentes ou ao lavar a louça podem trazer uma economia de 20 litros. Flagrada pela reportagem lavando a garagem e a calçada de sua casa, na Casa Verde, zona norte da capital paulista, com uma mangueira, Rosa Scacciota diz que o momento foi um descuido.

"O que o fotógrafo viu foi só um instante, eu sempre gasto o mínimo, tanto que acho que nem vou conseguir ter desconto na conta. Mas posso ensinar sobre como não gastar. Eu guardo a água que sai com sabão da máquina para depois lavar o quintal", exemplifica. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçosSabespÁguaONUSaneamento

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul