Brasil

Balões de ensaio sobre impostos é autodestrutivo, diz Cunha

A estratégia de lançar “balões de ensaio” sobre o eventual anúncio de novos tributos é autodestrutiva e desgasta o governo, disse o presidente da Câmara


	O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ): “acho que é uma estratégia de desgaste do governo"
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ): “acho que é uma estratégia de desgaste do governo" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2015 às 16h48.

Brasília - A estratégia de lançar “balões de ensaio” sobre o eventual anúncio de novos tributos é autodestrutiva e desgasta o governo, disse nesta quarta-feira o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Questionado se os rumores de novos impostos fariam parte de uma estratégia de lançar várias hipóteses para obter a aprovação de ao menos uma delas, o presidente respondeu que “só pode ser uma estratégia contra o governo”.

“Acho que é uma estratégia de desgaste do governo. Acho que eles estão se autodestruindo”, disse, referindo-se à possibilidade de uma nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), ou ainda o aumento do Imposto de Renda.

“Porque você está fazendo o Maquiavel ao contrário, você está fazendo o mal aos poucos e o que é pior, sem concretizá-lo. Você ameaça o mal. Então é de uma falta de inteligência inominável”, afirmou o deputado.

“Quem está fazendo essa estratégia, se isso é uma estratégia, lançar balão de ensaio, é contra ele mesmo (o governo)”.

Cunha reafirmou ser contrário a qualquer aumento da taxa tributária defendeu que o governo “enxugue o Orçamento” e reduza suas despesas.

O deputado criticou ainda eventual aumento da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), por considerar que a contribuição tem reflexos na inflação. “Eu sou contra qualquer aumento de imposto... tudo isso é muito equivocado”, afirmou. 

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEduardo CunhaGovernoImpostosLeãoPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Em defesa da soberania, Lula diz que big techs terão que respeitar leis brasileiras

Lula chama tarifas de Trump de 'chantagem inaceitável' e critica oposição: 'traidores da pátria'

Licença-paternidade deveria ser de ao menos 30 dias, diz entidade

Lula diz que Brasil busca diálogo sobre tarifaço, mas não aceitará imposições de Trump