Brasil

Balneário Camboriú decreta estado de emergência por causa das chuvas

Não há informações de feridos até o momento; abrigos emergenciais foram abertos

Vários serviços no estado foram suspensos (Reprodução)

Vários serviços no estado foram suspensos (Reprodução)

Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 15h50.

Última atualização em 16 de janeiro de 2025 às 15h56.

Tudo sobreSanta Catarina
Saiba mais

A cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, decretou estado de emergência nesta quinta-feira, 16, 0 após fortes chuvas atingirem a região. A prefeitura da cidade mobilizou a Defesa Civil e convocou voluntários para reforçar ações de resposta ao desastre. A cidade enfrenta alagamentos em todos os bairros e interdições em vias principais.

Uma família precisou ser retirada de casa no bairro Ariribá devido ao risco de deslizamentos. Três abrigos emergenciais foram abertos nos bairros Ariribá, Municípios e Barra para atender os moradores afetados.

As unidades básicas de saúde de seis bairros estão sem atendimento, incluindo as localidades de Estados, Barra e Vila Real. O Centro Odontológico Especializado e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) também suspenderam os serviços. Para emergências, os moradores podem usar o serviço “BC + Saúde” pelo telefone 0800 888 6556.

Impactos regionais

Além de Balneário Camboriú, as chuvas afetaram gravemente Itajaí, Camboriú e Governador Celso Ramos. Em Governador Celso Ramos, o quartel do Corpo de Bombeiros foi danificado após parte da estrutura desabar. Em Itajaí, uma idosa precisou ser resgatada e encontra-se desalojada.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram alagamentos em diversas áreas das cidades impactadas. Na Passarela da Barra, em Balneário Camboriú, dois elevadores foram desligados preventivamente devido a goteiras, enquanto os outros continuam em operação.

A Defesa Civil de Santa Catarina mantém alerta máximo para deslizamentos em Tijucas e Balneário Camboriú. A orientação é para que moradores evitem sair de casa e acionem os serviços de emergência pelos números 153, 193 ou 190 em caso de necessidade.

*Com Agência O Globo

Acompanhe tudo sobre:ChuvasSanta Catarina

Mais de Brasil

CAE do Senado vota nesta terça PL da Reciprocidade Econômica em meio à guerra tarifária de Trump

Senado se antecipa ao governo e tenta aprovar texto que endurece penas de roubo, furto e receptação

Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios

Chove forte hoje novamente? Veja previsão do tempo na Grande SP nesta terça-feira, 1º de abril