Vários serviços no estado foram suspensos (Reprodução)
Redatora
Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 15h50.
Última atualização em 16 de janeiro de 2025 às 15h54.
A cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, decretou estado de emergência nesta quinta-feira, 16, 0 após fortes chuvas atingirem a região. A prefeitura da cidade mobilizou a Defesa Civil e convocou voluntários para reforçar ações de resposta ao desastre. A cidade enfrenta alagamentos em todos os bairros e interdições em vias principais.
Uma família precisou ser retirada de casa no bairro Ariribá devido ao risco de deslizamentos. Três abrigos emergenciais foram abertos nos bairros Ariribá, Municípios e Barra para atender os moradores afetados.
As unidades básicas de saúde de seis bairros estão sem atendimento, incluindo as localidades de Estados, Barra e Vila Real. O Centro Odontológico Especializado e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) também suspenderam os serviços. Para emergências, os moradores podem usar o serviço “BC + Saúde” pelo telefone 0800 888 6556.
Além de Balneário Camboriú, as chuvas afetaram gravemente Itajaí, Camboriú e Governador Celso Ramos. Em Governador Celso Ramos, o quartel do Corpo de Bombeiros foi danificado após parte da estrutura desabar. Em Itajaí, uma idosa precisou ser resgatada e encontra-se desalojada.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram alagamentos em diversas áreas das cidades impactadas. Na Passarela da Barra, em Balneário Camboriú, dois elevadores foram desligados preventivamente devido a goteiras, enquanto os outros continuam em operação.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Repórter Sérgio Guimarães (@reporter.sergioguimaraes)
A Defesa Civil de Santa Catarina mantém alertas máximos para deslizamentos em Tijucas e Balneário Camboriú. A orientação é para que moradores evitem sair de casa e acionem os serviços de emergência pelos números 153, 193 ou 190 em caso de necessidade.
*Com o Globo