Brasil

Baixas temperaturas duram ao menos até a próxima terça-feira no Sul, Sudeste e Centro-Oeste; veja

Temperaturas devem cair ainda mais entre sexta-feira e sábado

Frio: alguns sinais de mudança poderão ser vistos nesta quarta-feira (Frio SP/Getty Images)

Frio: alguns sinais de mudança poderão ser vistos nesta quarta-feira (Frio SP/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de julho de 2023 às 07h28.

Última atualização em 19 de julho de 2023 às 07h30.

O frio que tomou conta do Sudeste e Sul do país deve continuar até ao menos o início da próxima semana, segundo os modelos preditivos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, de acordo com a meteorologista do órgão Andrea Ramos, já na terça-feira, dia 25 de julho, alguns sinais de mudança poderão ser vistos em alguns pontos do mapa:

— No dia 25, (o frio) diminui no Rio Grande do Sul, mas ele persiste no Sudeste e no leste de Santa Catarina e Paraná — explica.

Ainda segundo ela, no caso do Rio de Janeiro e da região Sudeste, o frio deve piorar entre sexta-feira e o sábado. No final de semana, no entanto, a chuva e o tempo nublado devem dar uma trégua. Até lá, no entanto, ainda há expectativa de precipitação entre quarta e quinta-feira. A temperatura mínima prevista para a semana é de 15°C, e a máxima de 26°C.

Vai fazer frio em SP?

Em São Paulo, por sua vez, há chances de chuvas ao longo desta quarta-feira, mas não para os dias seguintes. Em Belo Horizonte (MG), não há previsão de precipitação, e o céu segue com muitas nuvens. Para as duas regiões, de acordo com os dados do Inmet, a temperatura mínima esperada é de 11°C, e a máxima, de 25°C.

Em Curitiba, no Paraná, os termômetros devem marcar entre 7°C e 21°C até sábado, e precipitação deve ocorrer entre quarta-feira e quinta-feira. No estado vizinho de Santa Catarina, também deverá fazer frio, com temperaturas entre 12°C e 21°C até sábado, na capital Florianópolis. Em Porto Alegre (RS), a mínima deve ser 7°C e a máxima de 27°C ao longo da semana, sem previsões de chuvas.

— Vai estar friozinho. O núcleo (da massa de ar fria) fica no centro e leste de Santa Catarina e leste de Paraná. Em São Paulo, vai estar frio, e também na região sudeste de Minas, pegando Rio de Janeiro e Espírito Santo — conclui a meteorologista, ressaltando que o cenário não deve repetir o da última semana — Não vai ser que nem a anterior, que teve o ciclone extratropical, com toda aquela característica de devastação. Esta semana tende a ser mais tranquila.

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

 

Acompanhe tudo sobre:FrioClimaSudeste

Mais de Brasil

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral