Brasil

Bahia deve abrir dezenas de leitos de UTI para atender novos casos da covid

Estado recebeu 120 respiradores do Ministério da Saúde; taxa de ocupação de leitos de UTI na Bahia é de 78%, considerada de nível crítico

Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia: 60 leitos de UTI serão inaugurados (Leandro Fonseca/Exame)

Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia: 60 leitos de UTI serão inaugurados (Leandro Fonseca/Exame)

CA

Carla Aranha

Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 17h59.

A Bahia decidiu ampliar a capacidade de atendimento do Hospital Espanhol, em Salvador, reinaugurado em abril, exclusivamente dedicado ao atendimento de pacientes com a covid-19. Neste mês, vinte leitos de UTI foram abertos. Em janeiro, a expectativa é que outros 60 leitos de UTI passem a funcionar no hospital. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva na Bahia é de 78%, considerada de nível crítico.

O hospital recebeu, nesta segunda-feira, dia 21, 120 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde, essenciais para o atendimento a pacientes graves com o diagnóstico do coronavírus. Cerca de 60 respiradores foram entregues no Hospital Espanhol. “Essa ação é um exemplo de como, juntos, podem enfrentar a segunda onda da covid”, disse o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Segundo Vilas-Boas, o Hospital Espanhol deverá receber um maior contingente de profissionais em janeiro para operar na nova ala do centro de saúde. No início do ano, a unidade de saúde deverá operar com sua capacidade máxima, com 159 leitos de UTI e 94 de enfermaria.

Outros 60 ventiladores pulmonares deverão ser distribuídos para rede estadual de saúde no interior e na capital, para cidades como Seabra, Juazeiro e Vitória da Conquista.

 

Acompanhe tudo sobre:SalvadorBahiaHospitaisCoronavírus

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país