Brasil

Bacharel em quiropraxia? Câmara debate regulamentação da profissão

No Brasil, só duas universidades oferecem formação para quiropratas. Regulamentação será tema de audiência pública na Câmara

 (Saulo Cruz/Agência Câmara)

(Saulo Cruz/Agência Câmara)

Publicado em 31 de julho de 2023 às 14h41.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza a audiência pública nesta quinta-feira, 3, sobre a regulamentação da profissão de quiropraxista, prevista no Projeto de Lei 114/15.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que solicitou o debate, lembra que o assunto já foi discutido antes "exaustivamente" sem que os parlamentares tenham chegado a uma conclusão a respeito.

"Em todas as legislaturas surgem novas proposições tratando do mesmo assunto, como se tal regulamentação fosse uma urgência para nosso sistema educacional e para a saúde de nossa população", critica a deputada, acrescentando que apenas duas instituições oferecem esse curso, que não é regulamentado pelo Ministério da Educação.

Objeção de médicos e fisioterapeutas

Segundo Alice Portugal, é evidente os esforços dessas instituições para legalizar o ensino e a prática profissional da quiropraxia no Brasil. Por outro lado, a parlamentar ressalta que "são patentes as objeções dos conselhos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e de Medicina à regulamentação da profissão".

A deputada sugeriu a realização de nova audiência sobre o assunto porque a maioria dos atuais integrantes da Comissão de Educação não teve a oportunidade de participar "deste polêmico e controverso debate".

Foram convidados para participar da discussão, entre outros, o presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), Daniel Facchini; e o assessor do Ministério da Saúde Osvaldo Martins de Morais Filho.

A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 9 horas.

Com Agência Câmara.

Acompanhe tudo sobre:RegulamentaçãoCâmara dos DeputadosSaúde

Mais de Brasil

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas

João Campos mantém liderança em Recife com 76% das intenções de voto, aponta Datafolha