Brasil

Bacha: colocar os juros no lugar é prioridade em 2011

Economista conhecido como "pai" do Plano Real é o segundo entrevistado da série "Os desafios econômicos do próximo governo"

Bacha: classe média não precisa ser atendida pelo SUS

Bacha: classe média não precisa ser atendida pelo SUS

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2010 às 16h54.

São Paulo - "A prioridade do próximo governo é colocar os juros no lugar." A afirmação é do sócio-fundador do Instituto de Estudos de Política Econômica Casa das Garças e consultor sênior do Banco Itaú BBA, Edmar Bacha.

O economista diz que, "16 anos depois do Plano Real, a gente continua com a estabilidade incompleta". Na visão dele, há dois fenômenos ligados ao passado que prejudicam o Brasil: a hiperinflação, que "ainda amedronta os brasileiros", e os inúmeros calotes nas dívidas externa e interna.

"O passado não nos habilita a ter dívida pública elevada", afirma o economista conhecido como "pai" do Plano Real. "Para diminuir os juros, é preciso uma redução rápida da dívida por meio de um teto muito restrito à expansão dos gastos correntes do governo." Além disso, ele defende uma meta inflacionária de 3% até 2020, com margem de tolerância de um ponto percentual para cima e para baixo.

Edmar Bacha, Ph.D. em economia pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, é o segundo entrevistado da série do site EXAME "Os desafios econômicos do próximo governo".

Outros temas abordados na entrevista: a perda de "poder de fogo" da política monetária do Banco Central, o polêmico "inchaço" do BNDES, o termo "Belíndia", cunhado por ele em 1974, o Bolsa Família, os gastos com Educação, Saúde e Previdência, a utilização do SUS pela classe média, a elevada carga tributária, o câmbio valorizado, a desindustrialização e a recuperação da economia mundial.

Clique aqui para assistir ao vídeo com Edmar Bacha

Veja também a entrevista com o economista Alexandre Schwartsman

Acompanhe tudo sobre:BNDESEntrevistasInflaçãoJurosPolítica monetária

Mais de Brasil

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

Governo manda ONS tomar medidas para diminuir 'desligamentos' de parques eólicos e solares

Tribunal de Justiça de São Paulo mantém proibição de moto por aplicativo na capital

Conselho de Ética da Câmara aprova parecer pela cassação de Glauber Braga, que promete greve de fome