Brasil

Azevêdo terá de colocar a OMC em "movimento", diz Abracex

Para Roberto Segatto, a organização está parada há algum tempo e não tem resolvido as pendências entre países como deveria


	Segatto avalia que a eleição de Azevêdo fará propaganda positiva para o Brasil no cenário internacional, mas não terá implicação direta em nenhum aspecto do comércio externo brasileiro
 (Fabrice Coffrini/AFP)

Segatto avalia que a eleição de Azevêdo fará propaganda positiva para o Brasil no cenário internacional, mas não terá implicação direta em nenhum aspecto do comércio externo brasileiro (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2013 às 17h49.

São Paulo - A principal missão do embaixador brasileiro Roberto Azevêdo, recém eleito diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), será a de colocar a OMC em movimento, cumprindo seu papel de árbitro em conflitos comerciais internacionais, defende o presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (Abracex), Roberto Segatto.

Para ele, a organização está parada há algum tempo e não tem resolvido as pendências entre países como deveria.

"A principal tarefa de Azevêdo será a de colocar a OMC em movimento, já que ela está parada há muito tempo. No cargo de diretor-geral, ele deve procurar resolver as pendências existentes e por vir, além de agregar e impedir que haja uma cisão entre grupos de países", disse.

Segatto avalia que a eleição de Azevêdo fará propaganda positiva para o Brasil no cenário internacional, mas não terá implicação direta em nenhum aspecto do comércio externo brasileiro. "Em termos de Brasil, a única coisa que vai aparecer com ele nesse posto é o nome do Brasil no cenário internacional, uma propaganda para o País. Nada mais que isso, não vai aumentar as exportações ou nos dar vantagem. Temos um brasileiro em um cargo importante, apenas isso", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorDiplomaciaEleições

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP